APMIF

Publicado em: 02/12/2014 17:18

Abertura do Natal lotou a Praça

Abertura do Natal lotou a Praça Abertura do Natal lotou a Praça

A chegada do Papai Noel e o show de abertura da programação do Natal Luz 2014 em Ibiporã levou mais de 7 mil pessoas à Praça Pio XII na noite de domingo (30/11). A arquibancada esgotou os seus lugares quando ainda estava dia e aos poucos uma multidão foi se achegando à praça e as crianças aguardando ansiosas a chegada dos anjos e do "bom velhinho".

Quando desceram "do céu" os anjos e o Papai Noel chegou no seu trenó foi aquela festa! Todos se apertavam para tentar se aproximar, ganhar balas ou tirar uma foto com ele de perto.

No palco das autoridades, o prefeito José Maria, a primeira-dama Eliana Eik Borges Ferreira, a presidente da APMIF, Maria Romana; os padres da Matriz, André Luis de Oliveira e Paulo Alencar; os secretários municipais Julio Dutra, Alexandre Casagrande, Jayme Lino, Cláudio Buzeti, Juarez Ignacio, Ana Cláudia Martins e Margareth Coloniezi; e os vereadores Lafayette Forin e Lucas Botti.

Após as palavras de boas vindas e a bênção de Natal, o prefeito e primeira-dama Eliana fizeram a entrega da premiação às crianças que mais arrecadaram garrafas pet para a decoração do Natal Foram distribuídas dez bicicletas, dois tablets e jogos educativos. A noite foi finalizada uma bela exibição dos músicos do Coro Cênico da Fundação Cultural de Ibiporã.

Nesta segunda-feira (01) a programação no palco teve uma cantata de Natal com alunos do Colégio Integrado Sônia Marcondes.

BALLET E MUSICAL 'MARY POPPINS'

a partir deste domingo, dia 7 de dezembro, iniciarão os grandes espetáculos do Natal Luz 2014, sempre a partir das 20 horas: o Ballet Quebra Nozes, com a Escola Municipal de Ballet; e o Musical "Mary Poppins", com o coro de 300 vozes do projeto Canto na Escola, o Coro Cênico e ainda atores do curso de teatro da Fundação Cultural, encenando a história deste clássico da Disney.

A programação vai do dia 07/12 a 23/12, sempre com início às 20h.

Traga sua família, chame os amigos e prestigie esses momentos momentos mágicos que antecedem o Natal. Lembrando que foi montada uma arquibancada para oferecer maior conforto ao público e também há parque de diversões e barracas de alimentação na praça.

O Natal Luz de Ibiporã é uma realização da Prefeitura Municipal, Escola de Formação e Cidadania, APMIF, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Fundação Cultural.

1ª FEIRA REGIONAL DE ARTESANATO

E as atrações não param por aí. Ibiporã terá pela primeira vez uma grande feira de artesanato para que você possa presentear neste Natal.

É a 1ª Feira Regional de Artesanato, que será de 18 a 21/12, das 14h às 22h, no Salão Paroquial Pio XII (em frente à praça). Uma realização da Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Centro do Artesanato. Reunirá cerca de 100 artesãos de Ibiporã e região, distribuídos em 40 estandes. Durante o evento, haverá também apresentações artísticas e oficinas de artesanato.

A DECORAÇÃO NATALINA

Toda a decoração natalina, que está enfeitando as praças e avenidas da cidade, foi feita por alunos, educadores e funcionários da Escola de Formação e Cidadania da APMIF. Desde 2009 a APMIF é responsável pela decoração de natal do município. O projeto sócio educativo além de trabalhar a cooperação, o trabalho em equipe, a disciplina e responsabilidade com os alunos das escolas também incentiva a cidadania e educação ambiental, estimulando os cidadãos a assumirem responsabilidade com o meio ambiente, desenvolvendo conceitos de preservação por meio da reciclagem.

Toda a beleza, magia e romantismo do clássico universal da literatura infantil "O Quebra-Nozes", tradicionalmente apresentado em formato de espetáculo de balé no período natalino, serviram de inspiração para a decoração do Natal de Ibiporã. O clássico balé composto por Tchaikovsky também será apresentado por alunos e bailarinos da Escola de Ballet da FCI, no período de 7 a 19 de dezembro, na Praça Pio XII.

Segundo a presidente de honra da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira, cerca de 30 mil garrafas pet foram utilizadas na confecção de enfeites, como bailarinas, soldadinhos de chumbo, guloseimas, caixas de presentes, bonecos de neve, pinheirinhos, guirlandas, anjos, velas que começam a decorar canteiros, rotatórias, praças e prédios públicos de Ibiporã.

Por questões econômicas e ecológicas, as estruturas de decorações utilizadas em natais anteriores são reaproveitadas. "Renovamos os enfeites fazendo a pintura e modificando a 'cara delas'. Este ano, por exemplo, transformamos a estrutura dos bonecos de neve em ursos", explica Eliana.

Um dos objetivos do Natal Ecológico de Ibiporã, conforme Eliana, "é resgatar o espírito de Natal e cristão. Procuramos reacender nas pessoas o nascimento de Jesus e o tempo de renovação que iniciará um novo ano. Além, claro, do trabalho de conscientização e retirada dessas garrafas das ruas", afirma a presidente de honra.