APMIF

Publicado em: 11/12/2014 12:53

Alunos do curso de auxiliar administrativo da Esforci participam de formatura

Alunos do curso de auxiliar administrativo da Esforci participam de formatura Alunos do curso de auxiliar administrativo da Esforci participam de formatura

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Associação de Proteção à Maternidade Infância e Família (APMIF) -, entidade responsável pela coordenação dos trabalhos desenvolvidos na Escola de Formação e Cidadania (Esforci) - Ensino Profissionalizante, realizou na noite desta terça-feira (09), no Cine Teatro Padre José Zanelli, a formatura e entrega dos certificados para 92 alunos do curso básico de auxiliar administrativo.

Estiveram presentes à solenidade o prefeito José Maria Ferreira, a presidente da Câmara de Vereadores, Mari de Sá, as secretárias de Assistência Social e do Trabalho, Ana Cláudia Vieira Martins e Lourdes Narcizo, respectivamente, a presidente da APMIF, Maria Romana Bianco, a diretora da Esforci, Marta dos Santos Fonseca, além de professores, familiares e amigos dos formandos. A presidente de honra da APMIF e primeira dama, Eliana Eik Borges Ferreira, não pôde comparecer ao evento devido a compromissos pessoais, mas pediu para "dizer da alegria de coordenar este trabalho e parabenizar todos os formandos por esta significativa data, desejando sucesso pelo desenvolvimento profissional a cada um dos presentes".

Após a entrada dos formandos, o pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz, Padre André Luiz de Oliveira, e o Pastor da Igreja Presbiteriana Independente-Espaço Vida, Romio da Silva Cardoso, fizeram uma reflexão ecumênica e benção aos presentes. A formanda Agnês Thalize Rodrigues foi a oradora da turma. Os alunos Leonardo Augusto Cardoso, Milton de Barros Braga Junior e Milena Rigoni Calazan compartilharam a experiência como adolescente aprendiz na Esforci.

Após os pronunciamentos, foram entregues os certificados aos concluintes do curso básico de auxiliar administrativo. Três alunas homenagearam os professores da Esforci e toda equipe que colaborou com a execução do projeto de Natal em Ibiporã. A solenidade foi encerrada com a exibição de um vídeo de fotos em homenagem aos alunos do ano letivo 2014.

Esforci

Na Esforci são atendidos adolescentes de 14 a 18 anos, para os quais é oferecido o curso profissionalizante de Auxiliar Administrativo, o qual é dividido em duas etapas - de formação básica que tem duração de um ano com frequência diária, onde são trabalhados temas relativos à formação de auxiliar administrativo conforme necessidades levantadas junto às empresas parceiras que receberão nossos alunos. E o segundo curso, o de formação do adolescente aprendiz que tem duração 23 meses, sendo o primeiro mês voltado para a formação inicial onde são ministradas aulas que o preparam para o mercado de trabalho, e nos outros 22 meses restantes o adolescente aprendiz desenvolve trabalho no setor administrativo na empresa que possui contrato de trabalho firmado e uma vez por semana participa de uma formação continuada na Escola de Formação e Cidadania.

De acordo com a coordenadora do módulo profissionalizante, Adrielly Borsat,  cerca de 60% dos adolescentes aprendizes terminam as aulas teóricas com contrato de estágio em alguma das 22 empresas conveniadas com a Escola de Formação. Para ingressar nas empresas, os alunos passam por teste seletivo da própria escola e também na empresa contratante.

A Escola de Formação e Cidadania possibilita o desenvolvimento integral do adolescente por meio do conhecimento preparando-os não somente para o mercado de trabalho, mas abrindo horizontes, oportunizando a vivência de valores humanos, respeitando as condições dos educandos e favorecendo assim, a autoestima e tendo como consequência, a integração social e o desenvolvimento profissional.