Publicado em: 15/12/2014 09:54

Ibiporã presente na 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária

Ibiporã presente na 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária Ibiporã presente na 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária

A secretária municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo, participou da 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária, realizada de 26 a 30 de novembro, em Brasília, como delegada eleita na conferência estadual em Curitiba no grupo de gestores públicos da política de Economia Solidária do Estado do Paraná. A conferência contou com 1.600 delegados, e é o ponto de chegada de debates realizados, ao longo deste ano, em várias conferências municipais e estaduais e encontros nacionais com mais de 20 mil participantes. Metade dos delegados é composta por trabalhadores e trabalhadoras de empreendimentos nascidos sob a lógica da economia solidária, associações e cooperativas. Neste ano, cerca de 65% dos participantes eram mulheres.

A presidenta Dilma Rousseff participou da abertura do evento e destacou que hoje todos os brasileiros têm oportunidades. Em seu discurso, Dilma enfatizou que o modelo de desenvolvimento promovido pelo governo "reconhece e valoriza a economia solidária como forma legítima e necessária de organização do trabalho". Dilma destacou a importância do trabalho do Secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Paul Singer, um "grande lutador pelos direitos sociais".

Na abertura também estiveram presentes os ministros do Trabalho, Manoel Dias, a ministra do Desenvolvimento Social,Tereza Campello, e o ministro-chefe Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

A presidenta pediu empenho dos movimentos sociais para definir uma agenda propositiva para o novo governo na qual serão acatadas sugestões para construir juntos um caminho prioritário com foco na economia solidária, cidadania e processos democráticos de participação popular.

A ECOSOL é a forma legítima de organização do trabalho onde a relação é mais igual. O Fórum Brasileiro de Economia Solidária completou sua primeira década. Esta é a forma de criar oportunidade para milhares de brasileiros que acreditam na cooperação como forma de solução para os problemas sociais através das cooperativas de trabalho.

Singer disse em seu discurso: "Estamos convictos que estamos construindo um novo Brasil e uma nova sociedade! Depende de nós! Temos que aproximar todos os esforços coletivos para que todos os brasileiros tenham a vida que merecem. Queremos nos tornar um país mais democrático, porém, não queremos e nem podemos fazer isso sozinhos. Mas, podemos sim, inventar e realizar transformações econômicas, tornar um país melhor para nós e para a sociedade", ressaltou.

Em seu pronunciamento, o ministro do Trabalho e Emprego enfatizou que "a construção das conquistas de um povo se faz na discussão de ações apontadas pelo povo. Por isso, briguem pelas causas que vocês defendem, apaixonem, sem paixão as coisas não avançam!", expôs.

Lourdes Narcizo avaliou a conferência como uma experiência enriquecedora e um momento histórico para o Movimento da Economia Solidária. "Delegados de todos os estados, com imensa diversidade de  segmentos, tiveram a oportunidade de debater e aprovar as propostas que irão compor o documento norteador para a construção do Marco Regulatório da Política Nacional de Economia Solidária. A comissão entregará o documento final nas mãos da presidenta no mês de maio, após passar pela análise do Conselho Nacional de Economia Solidária. O texto com as propostas será encaminhado ao Congresso Nacional no mês de agosto a fim de ser incluído na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e no Plano Plurianual (PPA) para o próximo período de mandato presidencial. Esta agenda também comporá os Planos Plurianuais (PPAs) dos estados e municípios", concluiu.