Publicado em: 21/12/2014 19:47

Galeria dos Ex-Prefeitos de Ibiporã Será Entregue Nessa Segunda (22)

Galeria dos Ex-Prefeitos de Ibiporã Será Entregue Nessa Segunda (22) Galeria dos Ex-Prefeitos de Ibiporã Será Entregue Nessa Segunda (22)

Preservar e resgatar a historia de Ibiporã é esforço registrado da atual Administração Municipal, que procura por meio de projetos como "Contos e Causos" e "Circuito das Capelas", contar o surgimento e desenvolvimento do município com a colaboração de seus pioneiros e familiares.

Dentro dessa visão, mais um passo rumo à preservação histórica da cidade será dado nesta segunda-feira (22), às 20 horas, com a entrega oficial da nova galeria dos ex-prefeitos de Ibiporã, no saguão da Prefeitura. O retorno da galeria permanente trará uma exposição de 16 quadros, com fotos tratadas, fixados em um painel de madeira, com imagens do primeiro prefeito de Ibiporã, José Pires de Godoy (1947), até a segunda gestão do atual prefeito José Maria Ferreira, entre os anos de 2009 a 2012. A modernização da nova galeria dos ex-prefeitos de Ibiporã foi licitada por pregão presencial vencido pela empresa Ideato Acrílicos por R$4.180,00.

A idéia da reforma partiu do secretário de Indústria e Comercio Thiago Eik, que inicialmente providenciou a aplicação de uma textura na parede. "A idéia surgiu após um empresário de Ibiporã que trabalha no ramo de tintas me exclamar sobre a importância daqueles quadros expostos, nesse momento percebi que aquele espaço merecia uma reformulação, um cuidado, e assim iniciamos o projeto", afirma.

Para o arquiteto e secretário de Cultura Julio Dutra, responsável pela revitalização da galeria, a exposição é importante para que a história não passe despercebido pelos habitantes da cidade. "Realmente a população aprecia essas fotos, se importando até mesmo com a sequência em que os prefeitos foram eleitos. Os quadros estão em um espaço de grande circulação, sempre acessível às pessoas e as suas memórias" expõe o secretário.

Além dos projetos de resgate histórico, a Secretaria de Cultura e Fundação Cultural, por determinação do prefeito José Maria, planejou e revitalizou a antiga estação ferroviária de Ibiporã, transformando no Centro Socioeducacional, Turístico e Cultural de Ibiporã com Museu, Centro de artesanato, gastronomia, costura e telecentro; sede da Secretaria de Educação, incluindo um anfiteatro, bem como a nova sede da Secretaria de Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Evento: Entrega da Nova Galeria dos Ex-Prefeitos de Ibiporã

Quando: Segunda-feira (22)