Publicado em: 23/12/2014 16:50

Prefeito assina autorização de licitação para ampliar duas creches

Prefeito assina autorização de licitação para ampliar duas creches Prefeito assina autorização de licitação para ampliar duas creches

O prefeito José Maria assinou na última terça-feira (23), no Gabinete, a autorização de licitação para ampliação dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Cantinho Feliz e Aracy Salinet Vieira. Os recursos investidos nas duas obras serão exclusivamente municipais e giram em torno de R$846 mil. Os projetos de ampliação das instituições de ensino foram feitos pela arquiteta da Secretaria de Planejamento, Adriana Moya.

"É uma alegria assinar esse documento para a ampliação desses dois CMEIs, que nos proporcionarão aumentar o número de crianças atendidas na educação municipal infantil", afirma o prefeito. "Nossa administração, em 2014, investiu R$ 14 milhões só na educação infantil. Fazemos esses investimentos porque sabemos que a educação é essencial para todos e um ensino de qualidade, nos primeiros anos, é primordial porque é possível criar condições de estímulos para que as crianças efetivamente possam gostar de estudar, de ler e despertar nelas o anseio para o conhecimento", acrescenta o prefeito.

Atualmente o Cantinho Feliz atende 132 crianças, em período integral, divididos em 07 turmas: Berçário (I e II), dois Maternais, dois Pré I e duas turmas de Pré II. Com área construída de 694,86 m², após a edificação de duas novas salas de aula, (205,79 m²), a creche totalizará 900,65 m². A ampliação da creche está orçada em R$ 246 mil. A previsão é que duas novas turmas de berçário sejam abertas e 35 vagas disponibilizadas.

O CMEI Aracy Salinet Vieira, que possui 815,41 m², será expandido em 465,28 m², totalizando 1.280,69 m² de área construída. A Administração investirá cerca de R$ 600 mil, em seis novas salas de aula, ampliando o atendimento para mais de 100 crianças nas turmas de Berçário I, Berçário II e Maternal. A creche atende em período Integral 198 alunos e atualmente possui 10 turmas: dois Berçários I, dois Berçários II, dois Maternais, dois Pré I e dois Pré II.

De acordo com a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, com a construção das novas salas será possível expandir as vagas ofertadas para o Berçário I e II, que possuem a maior procura. "Isso nos deixa muito feliz, porque sabemos que a administração está trabalhando para atender o maior número de crianças e atender com qualidade no ensino, na alimentação escolar, na higiene e limpeza, dando um atendimento extremamente qualitativo aos nossos pequenos", expõe a secretária.

Os investimentos da administração municipal na reforma e ampliação das instituições de educação infantil já expandiram o número de crianças atendidas ao longo dos últimos seis anos. "Já estamos bem próximos de zerar a procura na educação infantil, entretanto com a virada do ano, a demanda do berçário aumenta. Nascem em média, 650 crianças em Ibiporã anualmente, dessas, entre 380 a 400 procuram vagas no berçário", explica o prefeito José Maria.

Além desses números apresentados pelo prefeito, famílias se transferem para a cidade e outras que têm filhos matriculados no setor particular, procuram o setor público pela qualidade do ensino, alimentação e profissionais da educação infantil de Ibiporã. O preço das escolinhas também influenciam a procura. "A demanda é crescente e exigi a presença do poder público, entretanto a nossa administração está empenhada em resolver satisfatoriamente essa questão, assim como já resolvemos no maternal e nas turmas de pré I e II", afirma José Maria.