Trabalho

 

Publicado em: 30/01/2015 12:27

Sala do Empreendedor Auxilia na Declaração Anual dos MEIs


Whatsapp

 

Sala do Empreendedor Auxilia na Declaração Anual dos MEIs Sala do Empreendedor Auxilia na Declaração Anual dos MEIs

 

Investir em políticas de trabalho é uma das marcas da Administração José Maria. Por isso, a Secretaria do Trabalho, por meio da Sala do Empreendedor está auxiliando, desde o último dia 20, os microempreendedores individuais (MEIs) no preenchimento e envio da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). Durante o mês de fevereiro, a equipe terá um reforço para este serviço, a consultora do Sebrae/PR, Sandra Souza Alves. O atendimento gratuito é realizado de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas.

 

Para fazer a declaração, na sala do Empreendedor, é necessário apresentar o certificado de condição de microempreendedor individual, os relatórios preenchidos da receita bruta referente ao exercício de 2014, com notas fiscais e comprovantes anexos aos relatórios. O MEI tem até o dia 29 de maio para regularizar a situação junto à Receita Federal, por meio da Sala do Empreendedor, da Secretaria do Trabalho. Porém, se optar fazer online o prazo é até 31 de maio, através do site [www.portaldoempreendedor.gov.br].

 

Conforme dados do Portal do Empreendedor, estão cadastrados 1190 microempreendedores individuais de Ibiporã. "Desse total, pelo menos 600 MEIs optam por fazer a declaração, por meio da Sala do Empreendedor, por isso aconselhamos que não deixem para declarar no fim do prazo, evitando possíveis contratempos", expõe o Agente de Crédito, Adaueber de Paula Rodrigues.

 

A figura do microempreendedor individual foi criada em 2009 e reúne mais de 400 ocupações, entre elas: pedreiro, cabeleireiro, mecânico, técnico de computador, artesão, entre outras. O valor da contribuição mensal é referente a 5% do salário mínimo, o que permite ao empreendedor ter até um funcionário, emitir nota fiscal, possuir alvará, participar de licitação pública e ter máquina de cartão de crédito e débito.

 

Para que continue usufruindo dos benefícios de MEI, é necessário que os empreendedores cumpram seus deveres. "É importante ressaltar que a declaração anual é obrigatória. Aqueles que não a fizerem, além de multa ficarão com o CNPJ e o CPF irregulares junto à Receita Federal", alerta a secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo.

 

Mais informações na Sala do Empreendedor da Secretaria do Trabalho. R: Dom Pedro II nº 294, ou através do telefone: 3178-0223.