Publicado em: 20/02/2015 16:02

Administração Municipal investe em saúde e amplia atendimento

Administração Municipal investe em saúde e amplia atendimento Administração Municipal investe em saúde e amplia atendimento

A Administração Municipal tem como um dos objetivos de governo proporcionar mais qualidade no atendimento prestado na área da saúde. Prova disso são as reformas e ampliações nos postos de saúde que estão modernizando os prédios e equipamentos, além de proporcionar mais conforto e atendimento humanizado à população.

A construção da UPA 24 horas de Ibiporã, entregue em novembro passado, otimizou o serviço prestado em Urgência e Emergência no município. Serviço esse que era executado exclusivamente pelo Hospital Cristo Rei. "De 2009 a 2014, repassamos ao Hospital Cristo Rei mais de 13 milhões de reais para realizar o atendimento de urgência e emergência", revela o prefeito José Maria.

O Hospital Cristo Rei recebeu total apoio da atual gestão. Prova disso foi o aumento do repasse em mais de 300% comparando os dois últimos anos do governo anterior, (2007/2008) que destinou R$ 1.899.226,91 (*), enquanto a atual gestão do Prefeito José Maria investiu R$ 5.835.989,23 (2013/2014).  "Investimos na área da saúde e prevenção porque temos consciência que a expectativa de vida do brasileiro tem aumentado. Almejamos oferecer mais qualidade e melhor acesso à saúde aos nossos munícipes e a prevenção é uma das razões deste aumento de vida", afirma José Maria.

As diversas reclamações em relação ao serviço prestado pelo hospital e o constante descontentamento da população com o atendimento no Cristo Rei levaram o prefeito José Maria, em 2010, a buscar parcerias para que fosse possível a construção da UPA em Ibiporã, que atende duas cidades. "Foi preciso nos associar na época, com Jataizinho, para que a população fosse maior que 50 mil habitantes, o que é exigido para a construção da Unidade de Pronto Atendimento tipo 1", explica o prefeito.

Para a edificação da UPA 24 horas de Ibiporã, a Administração Municipal investiu R$ 4 milhões entre construção, instalação da Unidade de Pronto Atendimento e medicação. Hoje a unidade de saúde atende mensalmente cerca de 3210 usuários e conta com uma equipe de aproximadamente 80 funcionários entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativo, serviços gerais e seguranças.

A UPA possui monitores, desfibriladores, eletrocardiograma, respiradores mecânicos, detector fetal, equipamentos necessários para o atendimento às urgências e emergências. Além dos materiais e equipamentos básicos para assistência ao paciente e a autonomia para realizar exames laboratoriais e também complementares como: eletrocardiograma e raio x. "Com a inauguração da UPA ampliamos o investimento em urgência e emergência. Estamos investindo mais de R$ 500 mil todo o mês para realizar os serviços com muito mais controle e qualidade", expõe José Maria.

O Hospital Cristo Rei, entretanto, não ficará desassistido. Conforme o chefe do Executivo, após fevereiro um novo contrato, de um ano, será firmado com o hospital, alterando o valor do repasse vigente de R$ 253 para R$126 mil/mês à instituição. "Somando os repasses mensais ao Hospital Cristo Rei e ao UPA 24h, mais que dobramos os investimentos destinados a urgência e emergência na cidade, promovendo um salto positivo na saúde de Ibiporã", celebrou José Maria.

Com o novo contrato serão realizadas mensalmente avaliações do atendimento prestado pelo Cristo Rei. Segundo o diretor de saúde, Ilto de Souza, a cada seis meses a Secretaria de Saúde realizará uma avaliação geral dos serviços prestados pela entidade.

(*) Valores Históricos

Ortopedia

O prefeito José Maria adianta que uma nova parceria com o Cristo Rei deve ser firmada na área de ortopedia. "Com o descredenciamento do Hospital Ortopédico de Londrina, que era referência para as demandas ortopédicas na região, agravou-se a espera de cirurgias na área. Atualmente, este atendimento está concentrado no Hospital Zona Norte de Londrina,  que é do estado do Paraná, e não tem dado conta de cumprir com toda a demanda da região. Com essa parceria, entre o município e o Cristo Rei, pretendemos zerar as cirurgias de ortopedia no município, no grau de complexidade que for capaz de o Hospital Cristo Rei realizar, que atualmente é de 73 pessoas na fila de espera", adianta o prefeito.

Conforme José Maria, recentemente o Hospital Cristo Rei recebeu um arco cirúrgico (equipamento de raios-X no qual é possível produzir imagens em tempo real com até milhares de tons cinza através de geração de imagens digitais) extremamente útil e atualizado para cirurgias de quadril e as mais complexas na área de ortopedia. "Estamos também trabalhando junto ao governo do estado para que credencie o Hospital Cristo Rei como Centro de Atendimento Regional de Ortopedia, que atenderá os municípios de Ibiporã, Sertanópolis, Primeiro de Maio, Alvorada do Sul, Jataizinho, Assaí, além da demanda excedente de Londrina", explica ele.

José Maria ressalta que a Ortopedia não é de atuação e responsabilidade do município, entretanto, frente à gravidade do problema e à demanda por cirurgias, a Administração Municipal está disposto a transferir mais R$ 40 mil por mês ao Hospital Cristo Rei para que  fila de cirurgia seja zerada. Segundo o prefeito, a preocupação de capacitar o Hospital Cristo Rei como um centro mini regional é com o custeio do material utilizado nos procedimentos. "Os pinos de sustentação óssea variam entre R$800 e R$5 mil. Por isso estamos pleiteando junto ao governo estadual o custeio desses materiais", expõe José Maria.

"Ibiporã, como os demais municípios, tem o compromisso institucional de investir no mínimo 15% da receita municipal em saúde, entretanto, temos investido quase o dobro, 27,91%. Em 2014 foram aplicados R$ 28.902.338,58 na área. Este ano a previsão é investir 28,12% do orçamento em saúde", assegura o prefeito.

GRAFICO-CRISTO-REI-SITE