Publicado em: 26/02/2015 11:00

Falta de combustível afeta serviços na Prefeitura de Ibiporã

Falta de combustível afeta serviços na Prefeitura de Ibiporã Falta de combustível afeta serviços na Prefeitura de Ibiporã

A Prefeitura Municipal de Ibiporã informa que, em função do desabastecimento dos postos de combustíveis, devido à paralisação dos caminhoneiros que impõem bloqueios em várias rodovias da região, do Paraná e de outros estados, está reduzindo a execução de alguns serviços, a fim de garantir os essenciais.

Segundo o secretário de Obras, Alexandre Casagrande, mais de 50% da frota está parada, sendo executados apenas os serviços de roçagem em alguns pontos da cidade e coleta de galhos e entulhos. "Hoje estamos com uma pá carregadeira e uma retroescavadeira para a execução destes serviços. Terraplanagem, recuperação do pavimento e das estradas rurais, por exemplo, foram interrompidos", informa Casagrande.

Para se ter uma ideia do consumo de combustível pelo governo municipal, uma pá carregadeira consome quase um tanque de diesel por dia. Cerca de 1.400 litros do combustível são utilizados diariamente para abastecer a frota da Prefeitura. "Temos uma grande demanda na Secretaria de Obras e a redução dos serviços em função da falta de combustível e o excesso de chuvas compromete o calendário de execução das obras", afirma o secretário.

Já os serviços essenciais, como a urgência e emergência (ambulância utilizada pelo Samu e microônibus que transporta pacientes para Londrina) e o transporte escolar estão mantidos. Segundo o diretor de patrimônio, Alan Diego Ferreira, os dois postos que a Prefeitura abastece a frota de automóveis pequenos com etanol e gasolina já está com a situação normalizada. Já em relação ao diesel, cuja distribuidora é do interior de São Paulo, ainda estava sem receber o combustível.

Apenas a Secretaria de Saúde possui uma frota de 27 veículos utilizados em vários serviços, como transporte de equipes do Programa Saúde da Família (PSF), envio de exames para laboratórios, transporte de pacientes para tratamento de saúde, inclusive hemodiálise, urgência e emergência, ações de combate à dengue, entre outros. Na educação, 22 veículos, entre ônibus, microônibus, vans e kombis transportam 1600 estudantes diariamente, tanto na cidade como na zona rural.

A frota da Prefeitura de Ibiporã é composta por cerca de 130 veículos, entre automóveis e máquinas.