Publicado em: 04/03/2015 13:16

José Maria assina termo de compromisso para Ibiporã sediar Jogos Escolares

José Maria assina termo de compromisso para Ibiporã sediar Jogos Escolares José Maria assina termo de compromisso para Ibiporã sediar Jogos Escolares

Ibiporã sediará as fases regional e macrorregional da 62ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), que ocorrerão de 22 a 28 de maio e de 10 a 14 de junho, respectivamente. Nesta terça-feira (03) o prefeito José Maria Ferreira assinou termo de compromisso com o Governo do Paraná comprometendo-se a realizar todas as solicitações do Manual de Responsabilidade, até 30 dias antes da competição.

A assinatura foi acompanhada pela representante do Núcleo Regional de Educação de Londrina (NRE) e da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, Gláucia Cristina Bonora, o secretário municipal de Esportes, Jayme Lino, e o diretor municipal de Esportes, Cláudio Gozzo. O município comprometeu-se a oferecer estrutura à Comissão Organizadora, alojamento para a arbitragem, transporte, segurança e os locais de competição.

Mil e seiscentas pessoas, entre treinadores e estudantes do 6º ao 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares, são esperadas em Ibiporã nos dias dos eventos. Na fase regional participarão alunos atletas de 19 cidades da abrangência do NRE de Londrina. Já na macrorregional competirão estudantes dos Núcleos de Ensino de Londrina, Cornélio Procópio, Telêmaco Borba e Apucarana, abrangendo cerca de 70 municípios. Esta fase antecede os jogos estaduais, que classifica o campeão de cada categoria para participar do Brasileiro.

As modalidades disputadas serão basquetebol, handebol, futsal, voleibol, vôlei de praia, atletismo, tênis de mesa e xadrez. Com o objetivo de promover a inclusão, Ibiporã também receberá os alunos especiais da categoria ACD (Alunos com Deficiência), que participarão de disputas no atletismo e no futsal.

Em 2010 Ibiporã sediou a fase final dos JEPs, em 2011 a fase regional dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs), e no ano passado a regional dos JEPs. "Para esta edição dos Jogos Escolares já estamos bem adiantados na organização da infraestrutura e logística, visto que já há um ano o município está se preparando para receber os jogos. Estamos nos empenhando para oferecer aos atletas e comissão organizadora toda a estrutura, conforto e segurança para a realização das competições", explica Lino.

A representante do governo estadual ressalta que Ibiporã sempre atendeu as solicitações dos organizadores do evento. "O município sempre é muito elogiado por atletas, técnicos e público em geral por oferecer bons alojamentos, ginásios e quadras em bom estado de conservação e um transporte eficiente para o deslocamento dos alunos atletas, além de contar com uma equipe da Secretaria de Esportes comprometida a nos ajudar", pontua Gláucia.

José Maria destaca a movimentação da economia local e o fomento ao esporte provocados pelo evento, considerado o maior da América Latina. "Sinto-me honrado por proporcionar aos ibiporaenses a oportunidade e assistir a um evento tão conceituado e significante como os JEPs. Teremos a oportunidade de mostrar o que Ibiporã tem realizado, movimentar o comércio local e fomentar a prática desportiva entre os mais jovens, área que tem recebido grandes investimentos da Administração Municipal, através da reforma e construção de quadras, ginásios, Academias ao Ar Livre, realização de campeonatos de várias modalidades e projetos educativos", conclui o prefeito.