Publicado em: 09/03/2015 16:19

Secretaria do Trabalho faz reunião com moradores do Conjunto Jamil Sacca

Secretaria do Trabalho faz reunião com moradores do Conjunto Jamil Sacca Secretaria do Trabalho faz reunião com moradores do Conjunto Jamil Sacca

Na última terça feira (3), a Coordenadora de Qualificação Profissional, Sônia Martins, e o Coordenador do Banco do Empreendedor e da Sala do Empreendedor, Adaueber de Paula, apresentaram aos moradores do Residencial Jamil Sacca, entregue no final de 2013, vários programas e ações que a Secretaria Municipal do Trabalho e Agência do Trabalhador oferecem à população, como o Programa de Qualificação Profissional e de Empreendedorismo. O objetivo é divulgar e beneficiar os moradores do bairro com ações desenvolvidas pela secretaria.

As ações, desenvolvidas em parceria com a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (Itedes), também estão sendo realizadas com os moradores dos Conjuntos Habitacionais Jamil Sacca, Miguel Petri e Said Mustapha Issa, entregues no final do ano passado.

Na reunião, Sônia divulgou todos os programas que a Secretaria do Trabalho desenvolve, explicou como funciona a realização dos cursos no município e anunciou os cursos que estão com inscrições abertas. A coordenadora também pediu que os moradores ajudem a divulgar este serviço, já que uma parcela muito pequena daquela região tem aproveitado o benefício, que é gratuito.

Já o coordenador Adaueber de Paula explicou aos moradores que o Banco do Empreendedor é destinado aos microempresários que desejam iniciar, melhorar ou ampliar o negócio próprio e que podem contar com o apoio do programa Banco do Empreendedor, que oferece linhas de crédito de baixo custo, disponibilizado pela Administração Municipal, através da Secretaria do Trabalho, em parceria com o Governo do Estado e a Agência Fomento Paraná. O coordenador esclareceu ainda que o empreendedor terá todo o apoio necessário para que possa obter o financiamento.

Adaueber de Paula também aproveitou a oportunidade para orientar sobre a abertura do Microempreendedor Individual - MEI, explicando as vantagens, direitos e obrigações de se tornar uma pessoa jurídica. Como descrito no Portal do Empreendedor: "O Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria".

A secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, acrescenta que a Administração Municipal pretende levar conhecimento aos moradores destes bairros sobre cooperativismo, associativismo, educação financeira e empreendedorismo aos moradores destes bairros em parceria com o Sistema de Cooperativas de Crédito (Sicoob).