Trabalho

 

Publicado em: 10/03/2015 10:49

MEIs de Ibiporã têm apoio do Sebrae/PR na entrega de declaração anual


Whatsapp

 

MEIs de Ibiporã têm apoio do Sebrae/PR na entrega de declaração anual MEIs de Ibiporã têm apoio do Sebrae/PR na entrega de declaração anual

 

A Sala do Empreendedor de Ibiporã juntamente com o Sebrae/PR oferece assessoria gratuita aos Microempreendedores Individuais (MEIs) que tenham dúvidas sobre o processo de preenchimento e envio da Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI).

 

"Os interessados em serem atendidos pelo Sebrae terão seu  atendimento por ordem de chegada, na (Agência do Trabalhador/Secretaria Municipal do Trabalho - Av. Dom Pedro II,  nº 294, centro), somente nas segundas e quintas-feiras, das 8h00 às 12 horas e das 13 horas às 17h00,", informa a Secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo.

 

Segundo o Agente de Desenvolvimento, Adaueber de Paula, os microempresários precisam levar a documentação mínima necessária, que consiste no relatório de receita bruta do ano, ou seja, o faturamento mês a mês da empresa e o certificado de microempreendedor individual. "Estamos preparados não só para orientá-los como também para, junto com o empresário, fazermos a declaração anual e a emissão dos primeiros boletos do ano de 2015", expõe.

 

De acordo com a legislação, a DASN-SIMEI deve ser feita até 31 de maio. O Sebrae/PR, no entanto, estará com atendimento especial em Ibiporã para que o envio do documento seja feito até o dia 26 de março.

 

"O vencimento da primeira parcela anual de 2015 da contribuição mensal do microempreendedor individual foi no dia 20 de fevereiro, porém, poderá ser atualizado com as devidas correções e reajustes", explica o consultor da Sala do Empreendedor de Ibiporã, Erani Mori.

 

A não entrega do documento torna irregular o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

 

O processo para a entrega da declaração anual é feito via internet, mediante o preenchimento de um formulário no qual o microempreendedor individual deve informar os rendimentos do ano de 2014. "Quando o empreendedor já vem com a documentação em dia, o procedimento é rápido e simples,  dura cerca de 15 minutos", informa Adaueber de Paula.

 

A figura do microempreendedor individual foi criada em 2009 e reúne mais de 400 ocupações, entre elas: pedreiro, cabeleireiro, mecânico, técnico de computador, artesão, entre outras. O valor da contribuição mensal é referente a 5% do salário mínimo, o que permite ao empreendedor ter até um funcionário, emitir nota fiscal, possuir alvará, participar de licitação pública e ter máquina de cartão de crédito e débito.

 

Os empreendedores individuais que tiverem dúvidas sobre a entrega da DASN - SIMEI também podem entrar em contato com a Central de Atendimento do Sebrae/PR, no 0800 570 0800.

 

Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br).