Publicado em: 12/03/2015 09:31

Carteira de Trabalho volta a ser emitida em Ibiporã

Carteira de Trabalho volta a ser emitida em Ibiporã Carteira de Trabalho volta a ser emitida em Ibiporã

A Administração Municipal informa que a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) voltou a ser feita em Ibiporã nesta segunda-feira (09). O município ficou desassistido do serviço, após mudança no sistema para confecção do documento anunciada em dezembro 2014, pelo Ministério Trabalho. Com o objetivo de integrar as informações em um único sistema em todo o país e evitar fraudes, o novo procedimento é digital. A coleta das impressões digitais, assinatura e fotografia são informatizadas.

De acordo com Oswaldo Kondo, secretário da Junta Militar,  a nova diretriz do Ministério do Trabalho para a confecção da CTPS é uma exigência em todo o território nacional. "Todos os municípios do país que oferecem o serviço estão tendo que se readequar ao novo sistema", explica ele. "Aqui na nossa região, atualmente, apenas Londrina e Ibiporã estão oferecendo o serviço informatizado", expõe ele.

Por determinação do Prefeito José Maria, através da licitação , na modalidade Pregão Presencial 103/14, que teve abertura em 08 de dezembro de 2014, a Administração Municipal investiu mais de R$ 5 mil nos equipamentos necessários para prestar o serviço: a mesa digitalizadora para coleta de assinatura, leitor biométrico de impressão digital e a webcam para ser usada na emissão da Carteira de Trabalho.

"Estamos buscando modernizar e aparelhar as estruturas e serviços prestados pelo município para que efetivamente possamos dar boas respostas à população", garante o prefeito. "A emissão de documentos é uma necessidade de todos os cidadãos, assim como a Carteira de Trabalho, o município e oferece o Registro Geral (RG) e o Alistamento Militar", acrescenta José Maria.

Conforme Kondo, a procura pelo documento está alta no município. "Durante o dia as pessoas estão vindo fazer o documento, entretanto, como também fazemos o alistamento e temos prazo até junho para terminar, a Carteira de Trabalho está sendo feita no período matutino e o alistamento na parte da tarde", esclarece.

Pessoas a partir de 14 anos podem fazer a CTPS gratuitamente. Os interessados devem procurar a Junta Militar, no piso térreo da Prefeitura, entre as 08 e 11 horas.

O secretário da Junta Militar ressalta que o novo sistema exige que o cidadão apresente mais documentos na hora de requerer a CTPS. Confira:

Solteiro com menos de 18 anos: Certidão de Nascimento, RG e CPF.

Solteiro com mais de 18 anos: Certidão de Nascimento, RG, CPF e Título de Eleitor.

Casado: Certidão de Casamento RG, CPF e Título de Eleitor.

Divorciado: Certidão de Casamento com Averbação de Divórcio, RG, CPF e Título de Eleitor.

Viúvo: Certidão de Casamento, Atestado de Óbito RG, CPF e Título de Eleitor.

A Carteira de Trabalho fica pronta em aproximadamente 20 dias e somente o requerente poderá retirá-la.

Mais informações pelo telefone da Junta Militar de Ibiporã: 3178-0242.