Publicado em: 12/03/2015 11:58

Administração Municipal alerta sobre venda de loteamentos rurais clandestinos

Administração Municipal alerta sobre venda de loteamentos rurais clandestinos Administração Municipal alerta sobre venda de loteamentos rurais clandestinos

Os lotes do perímetro rural, de acordo coma Lei Federal 6.766/79 não podem ser inferior a 20 mil m². Entretanto não é rara a venda de terrenos, dessa categoria, com metragem abaixo da preconizada. O preço abaixo do mercado é atrativo e acaba iludindo compradores. Em Ibiporã a prática ilegal da venda de lotes rurais, também acontece. Atualmente, oito loteamentos estão enfrentando dificuldades e dois com embargo judicial. O Ministério Público, a Prefeitura e o Cartório de Registro de Imóveis têm fiscalizado esses locais.

Segundo a engenheira civil, da Secretaria de Obras, Gimeri Calsavara, proprietários particulares de terrenos fora do perímetro urbano, têm subdividido lotes, em terrenos menores de 20 mil m² e vendido para diversas pessoas. "Essa prática de vender terrenos rurais menores do que orienta a Lei Federal, caracteriza esses loteamentos como clandestinos, o que ocasiona diversos problemas. Um deles é a criação de pequenos bairros rurais que não podemos aprovar. Uma vez que os terrenos estão fora do perímetro urbano e com metragem inferior a preconizada", explica ela.

Além de pequenos bairros rurais, os loteamentos clandestinos ocasionam diversos problemas ambientais. "O descarte de lixo geralmente realizado em estradas ou são queimados. A ligação de energia também é feita erroneamente. A energia é ligada para todo o lote de 20 mil m², entretanto devido ao loteamento, a energia é oferecida através de 'gato', para as propriedades, explica o ex-diretor Municipal de Meio Ambiente, Diógenes Magri.

"Com a água o procedimento muitas vezes também é errado. Pode ser furado poço nas propriedades rurais, desde que, tenham autorização do Instituto das Águas do Paraná, porém muitas vezes esse procedimento não é realizado ou então fazem fossas logo acima do poço, o que deixará a água imprópria para o consumo", esclarece Magri.

As pessoas que procuram terrenos, antes de adquiri-lo, devem certificar-se de que está regular, para evitar gastos extras e 'dor de cabeça'. A procuradora geral do município, Karina Ayumi Tanno, orienta os interessados procurarem o Cartório de Registro de Imóveis e a Secretarias Municipais de Obras ou Planejamento da Prefeitura, se possível com o número da matrícula do terreno em mãos.

"É necessário ter certeza da aprovação do projeto junto à Prefeitura e que o tamanho dos lotes vendidos estão em regularidade com a Lei. Terrenos de loteamentos clandestinos não têm aval para regularização", informa Karina. "Nessas condições o comprador não conseguirá ter a própria escritura do terreno. Ela terá a posse do terreno, mas não será o proprietário", alerta a procuradora.

Para todos que buscam fazer os loteamentos em regularidade com a legislação, o Prefeito José Maria afirma que a administração municipal está aberta para apoiar e ajudar a organizar a ação. "Se informe na Prefeitura e faça o loteamento correto, seguindo todas as exigências legislativas. A administração municipal está aberta para apoiar durante o processo para que o loteamento seja legal e aconteça o mais breve possível", pontua o prefeito. "Se estiver dentro do que é exigido pela lei, problemas, com a justiça, para o comprador e loteador serão evitados", finaliza José Maria.

Os interessados em fazer o parcelamento de solo devem seguir as diretrizes da Lei Federal 6.766/79, do Estatuto das Cidades, da Lei Orgânica do município e também do Plano Diretor de Ibiporã, em especial as Leis de Ocupação e Parcelamento de Solo. Para mais informações entre em contato com a Secretaria de Planejamento através do telefone 3178-8445, ou secretaria de Obras pelo telefone: 3178-8449.