Geral

 

Publicado em: 16/03/2015 11:54

Apasi é contemplada com prêmio da Duke Energy


Whatsapp

 

Apasi é contemplada com prêmio da Duke Energy Apasi é contemplada com prêmio da Duke Energy

 

O prefeito José Maria Ferreira recebeu na última segunda-feira (09), na Sala de Reuniões do Gabinete, a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Ibiporã (Apasi), Aline dos Santos Zefa, a coordenadora geral da Apasi, Ivete Pereira Semprebom, a diretora do Centro de Atendimento Especializado na Área da Surdez do Município de Ibiporã (Caesmi), Rozana Atiguro, juntamente com a diretora e o coordenador da Faculdade de Ciências Educacionais e Sistemas Integrados (Facesi), Andrea Bertan e Luiz Fernando. Eles vierem anunciar o prêmio recebido pela faculdade na segunda edição do Prêmio Duke Energy - Energia da Inovação, promovido pela Duke Energy em parceria com o Programa Universidade Solidária (UniSol). A Facesi foi vencedora através de um projeto de capacitação para atender os surdos do Caesmi e Apasi.

 

A Facesi foi uma das três vencedoras do prêmio, juntamente com a Universidade Estadual Paulista (UNESP), Ourinhos/SP e a Faculdade do Norte Pioneiro (FANORPI) / Instituto Federal do Paraná (IFPR), Jacarezinho/PR, com o projeto denominado PROSURDO - Projeto de Capacitação da Comunidade Surda de Ibiporã. Cada um receberá R$ 50 mil e acompanhamento técnico nos próximos 12 meses, para implementar suas iniciativas no âmbito da extensão universitária.

 

Por meio do aporte financeiro e suporte técnico, o Prêmio busca incentivar a troca de conhecimentos entre Instituições de Ensino Superior (IES) e as comunidades onde os projetos serão realizados. "Dessa maneira, há um fortalecimento mútuo, de um lado, potencializando as possibilidades de geração de renda das comunidades, e de outro, enriquecendo a formação cidadã e profissional dos estudantes envolvidos na execução dos projetos", comenta a gerente-geral de Relações Institucionais da Duke Energy, Ana Amélia de Conti Gomes.

 

O prêmio é realizado em parceria com o Programa Universidade Solidária (UniSol), que conta com uma rede de consultores voluntários, especialistas em extensão universitária e avaliação de projetos sociais. Os técnicos e consultores conheceram in loco os sete projetos finalistas do prêmio, para entender melhor as especificidades de cada um e identificar, dentre uma série de critérios de avaliação, dos quais a APASI e mais dois projetos apresentaram maior viabilidade de execução e potencial para alcançar os resultados propostos dentro do prazo de duração da parceria.

 

Os representantes das instituições aproveitaram a oportunidade para solicitar ao prefeito a construção, por meio do projeto, de uma cozinha industrial no terreno em que funcionam o Caesmi e a Apasi.

 

Conheça os selecionados:

 

Projeto: Apoio técnico e capacitação de catadores/as para implantação da Coleta Seletiva Solidária em Piraju/SP - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Ourinhos/SP

 

Projeto: Renda Solar: Secagem de Alimentos por Fonte de Energia Renovável (Solar) - Possibilidade de Geração de Renda para o Pequeno Produtor Rural de Jacarezinho-PR - Faculdade do Norte Pioneiro (FANORPI) / Instituto Federal do Paraná (IFPR), Jacarezinho/PR

 

Projeto: PROSURDO - Projeto de Capacitação da Comunidade Surda de Ibiporã - Faculdade de Ciências Educacionais e Sistemas Integrados (FACESI), Ibiporã/PR