Indústria e Comércio

 

Publicado em: 18/03/2015 12:00

Gigante do setor logístico confirma vinda para Ibiporã


Whatsapp

 

Gigante do setor logístico confirma vinda para Ibiporã Gigante do setor logístico confirma vinda para Ibiporã

 

O Grupo Toniato, um dos maiores grupos logísticos do Brasil, está se instalando em Ibiporã. O grupo, composto pelas companhias Transportes Toniato, Ebamag Soluções Logísticas, Skuassil Transportes e Construsul Empreendimentos Imobiliários, adquiriu um terreno de 110 mil m² no loteamento industrial Nenê Favoretto, às margens da PR090, próximo a saída para Sertanópolis.

 

O projeto prevê a construção de um Condomínio Logístico com armazéns de alta performance onde na sua implantação final terá cerca de 40.000m² de área construída. "Os galpões terão piso com resistência de 6 t/m², altura livre de 12m para armazenagem verticalizada, docas móveis, pátio de estacionamento, áreas de suporte administrativo, eclusa, dentre outras funcionalidades", informa o diretor executivo do Grupo Toniato, André Luís Façanha.

 

Recentemente o presidente do Grupo Toniato, José Marciano, o diretor executivo e o diretor de negócios, Marcos Machado, estiveram em Ibiporã para confirmar a instalação do empreendimento ao prefeito José Maria Ferreira e ao secretário de Indústria e Comércio, Thiago Eik. Em fase de aprovação de projetos, as obras para construção do Condomínio Logístico devem iniciar no segundo semestre. O início das operações está previsto para o primeiro semestre de 2016.

 

O projeto, a ser construído pela divisão de Engenharia do Grupo, será executado em etapas, sendo que na primeira fase serão construídos 10 mil m². "Esta demanda tem como alvo os negócios de Logística e Transporte do Grupo Toniato e prospecções em andamento. O avanço da implantação se dará conforme prospecção de novos negócios na região", explica Façanha. Conforme o diretor executivo, nesta primeira fase serão investidos cerca de R$15 milhões.

 

Façanha acrescenta que o projeto de Ibiporã assemelha-se às unidades instaladas em Guarulhos e Paulínia, no interior de São Paulo. O grupo investiu R$11 milhões na frota em 2014, garantindo a idade média de cinco anos - ela é composta de mais de 550 veículos próprios. A empresa dispõe de uma equipe especialista em projetos logísticos com experiência internacional e mais de 20 mil m² de armazéns projetados, construídos e operacionalizados.

 

A diretoria ressalta que a escolha de Ibiporã para realizar suas operações de transporte e logística deve-se ao posicionamento estratégico do município, sobretudo para o segmento agroquímico, que representa uma importante fatia no volume de negócios da empresa. O Grupo Toniato tem presença em grande parte do Brasil, operando com mais de 15 Unidades de Negócios em todos os estados das regiões Sudeste e Sul.

 

Segundo o secretário de Indústria e Comércio, o governo municipal intermediou a negociação entre os empresários e a família de Arnaldo Yamada, proprietária do terreno. "Trata-se de uma grande conquista para Ibiporã e região, pois o Condomínio Logístico do Grupo será um dos maiores empreendimentos do município, instalado no maior terreno já adquirido por uma empresa e um dos maiores contribuintes de ICMS do município. O Grupo Toniato mantém a qualidade e excelência há 40 anos em suas operações, e certamente incrementará a oferta de emprego e renda na cidade, movimentando vários setores da economia local e aumentando a arrecadação do município para investir em obras em prol da comunidade, visto que toda a movimentação econômica da empresa será feita a partir de Ibiporã", assegura Eik. "Além disso, o grupo edificará uma obra modelo no parque industrial Nenê Favoretto, o qual será o complexo mais bem estruturado do Paraná", pontua Eik.

 

O diretor executivo do Grupo reitera que há interesse pela contratação da mão de obra local não só para a fase da obra como também da operação logística. "Estudaremos também parcerias com fornecedores de itens relacionados a construção do galpão. Na operacionalização da primeira fase planejamos um quadro entre 50 a 100 colaboradores, que aumentará conforme a efetivação dos negócios do Grupo Toniato na região", acrescenta Façanha.

 

José Maria enfatiza que a instalação de um empreendimento de um grupo respeitado e com tradição no mercado abrirá ainda mais o leque para a vinda de outras empresas, consolidando a vocação de Ibiporã no setor logístico, visto que a cidade está muito bem localizada do ponto de vista estratégico e geográfico. A operação de um empreendimento deste porte é uma grande conquista em nosso esforço de incentivar a industrialização de maneira responsável e sustentável, com respeito ao meio ambiente e aos espaços de convivência familiar para que sejam mantidas as condições para uma boa qualidade de vida", defende o prefeito.

 

 


Imagens