Publicado em: 25/03/2015 10:00

Administração Municipal e Senai discutem parceria para qualificar trabalhadores

Administração Municipal e Senai discutem parceria para qualificar trabalhadores Administração Municipal e Senai discutem parceria para qualificar trabalhadores

Representantes da Administração Municipal e da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF) reuniram-se nesta quinta-feira (19) com Almir Gaspar Schenfeld e Marcelo Strik, gerente e coordenador de educação, respectivamente, do Senai Londrina,  para alinhar as parcerias para a oferta de cursos de qualificação profissional à população ibiporaense em 2015.

O município possui uma união antiga com o Senai na oferta de cursos gratuitos em diferentes arcos profissionais, principalmente da construção civil. Além do Senai, Ibiporã possui parceria com o Senac, Sest Senat, Sebrae, governo federal e empresas na oferta de ações para qualificar e atualizar o conhecimento dos trabalhadores, habilitando-os para o exercício de funções demandadas pelo mercado de trabalho.

Segundo Schenfeld, o objetivo da reunião foi discutir alternativas para operacionalizar os cursos no município diante da redução das vagas ofertadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal. "Discutimos algumas possibilidades como a ampliação das parcerias já existentes com empresas e agentes públicos e a oferta de cursos pagos. Estamos identificando as propostas e como será possível operacionalizá-las. Temos enfrentado algumas dificuldades por conta da crise econômica pela qual o país passa, mas estamos empenhados em buscar alternativas, pois temos uma longa e profícua parceria com o município na qualificação de trabalhadores para um mercado que exige cada vez mais competências", ressalta Schenfeld.

Durante a reunião, foi discutida a possibilidade de a Escola de Formação e Cidadania (Esforci) da APMIF ampliar a oferta, por meio do Senai, de cursos profissionalizantes  aos adolescentes, visto que a entidade oferta atualmente apenas o curso de auxiliar administrativo.

A secretária municipal do Trabalho, Lordes Narcizo, agradeceu a disposição do Senai em auxiliar o município a encontrar alternativas  para manter e até ampliar a parceria. "A Administração Municipal tem se empenhado em desenvolver políticas públicas voltadas à profissionalização e qualificação de nossos trabalhadores, visando à melhoria de oportunidades de emprego e renda e o desenvolvimento do município através da integração da população no mundo do trabalho. Prova disso é que de 2009 a 2014, a Prefeitura qualificou 10.015 pessoas, em mais de 420 cursos, muitos deles através da parceria com o "Sistema S", expõe Lourdes.

Participaram da reunião, além dos representantes do Senai e da secretária do Trabalho, o prefeito José Maria Ferreira, a coordenadora municipal de Qualificação Profissional, Sônia Martins, a secretária interina de Assistência Social, Ester  Moura, a presidente de honra da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira, e a  educadora da APMIF Adrielly Borsato.