Publicado em: 25/03/2015 11:34

Administração Municipal incentiva a fundação de cooperativas em Ibiporã

Administração Municipal incentiva a fundação de cooperativas em Ibiporã Administração Municipal incentiva a fundação de cooperativas em Ibiporã

A Administração Municipal, por meio da Secretaria do Trabalho, realizou,  na última quinta-feira (19), na Prefeitura, uma "Roda de Conversa" entre o Sicoob, os participantes da Associação dos Produtores de Leite e as Costureiras que pretendem fazer parte do Centro de Trabalho da Mulher (CTM), programa fundamentado nos princípios da Economia Solidária. Com o objetivo de criar duas cooperativas na cidade, a administração foi buscar parcerias que possam oferecer informações sobre o cooperativismo.

De acordo com a secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, a finalidade do encontro foi apresentar e orientar sobre o cooperativismo e associativismo. "Esses dois temas apresentados, o cooperativismo e associativismo, são pontos que necessitam ser debatidos no município", afirmou Lourdes. "Buscamos o  Sicoob que já conhece e possui estrutura cooperativista, além de um trabalho pedagógico que eles oferecem com acompanhamento de assistência social e psicológico para conversar com os empreendedores e reunir  informações que necessitam para poder caminhar com esse projeto", acrescenta ela.

Segundo o diretor executivo do Sicoob Londrina, Emerson Ferrari, o objetivo da cooperativa é desenvolver a comunidade. "Nós não montamos cooperativas, mas como estamos difundindo o cooperativismo, vamos auxiliar na montagem das cooperativas, ajudando a criar o estatuto social, regimento interno, estruturação das assembléias, eleição de diretoria e do conselho, além de como integralizar as cotas da capital", explica ele.

A Administração disponibilizará as costureiras, as instalações do Centro de Trabalho da Mulher (CTM), em regime de permissão de uso, com autorização legislativa. O espaço físico conta com 80m e diversas máquinas  destinadas à produção. Para a Associação de Produtores de Leite, está sendo reconstruído o barracão de 146 m², que será equipado com materiais necessários para processamento e pasteurização do leite.

Para o prefeito José Maria o momento é de oportunidade e desenvolvimento. "O país vive um momento de crise, entretanto, esse período conturbado também abre oportunidade para quem quer se desenvolver, pois alguns vão retrair e deixar um espaço aberto no mercado. Mesmo que esse espaço, hoje, seja menor ele será ocupado por alguém e essa lacuna pode ser do tamanho de uma cooperativa. É o tamanho correto para o esforço coletivo. Tenho certeza que desse trabalho em grupo grandes conquistas serão alcançadas, juntamente com o apoio do Sicoob", expôs José Maria.

Um novo encontro entre as costureiras e o Sicoob foi agendado para o próximo dia 08, para iniciar o processo de capacitação do cooperativismo. Os produtores de leite estão se organizando para agendar a próxima reunião.