Publicado em: 20/06/2009 14:00 | Fonte/Agência: com informações da AEN

Não jogue alimentos fora

Não jogue alimentos fora Ibiporã no Combate ao Desperdício de Alimentos

A Ceasa de Londrina lançou no último dia 17/6 a Campanha de Combate ao Desperdício 2009, com homenagens aos produtores rurais e atacadistas que se destacaram nas doações ao Banco de Alimentos da Central, que repassa os produtos não-comercializados a entidades beneficentes.

O prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, esteve presente ao lançamento e enfatizou a importância do trabalho feito pela Secretaria de Estado da Agricultura, através da Ceasa, em conjunto com agricultores de Ibiporã e região, no sentido de aproveitar alimentos que antes eram jogados fora para repassá-los a entidades que atendem crianças, jovens e idosos.

Acompanharam o prefeito no evento o secretário municipal de Agricultura, Carlos Henrique Frederico, e o diretor do Departamento de Agricultura, Tomás Falkowski. Também estiveram a coordenadora da Região Metropolitana de Londrina (RML), Elza Correia, representando o Governo do Estado, e o secretário de Agricultura de Londrina, Gervásio Vieira, representando a Prefeitura de Londrina.

No ano passado, a campanha mobilizou o mercado retirando 529.375 toneladas de hortigranjeiros que seriam descartados por estarem fora dos padrões comerciais e encaminhando-os para doação a trinta e quatro entidades sociais, atendendo 15.446 pessoas em estado de insegurança alimentar.

Antonio Comparsi de Mello, presidente da Ceasa do Paraná, destaca o outro lado da campanha, que diz respeito ao meio ambiente. “São produtos que embora ainda apresentem boas condições de consumo, seriam jogados fora. Nosso Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS prevê, além de dar um tratamento adequado às sobras da comercialização diária de hortigranjeiros, ações de educação ambiental para todos usuários produtores, comerciantes, carregadores, funcionários e outros trabalhadores que frequentam a unidade”.

O tema da campanha deste ano nas Ceasas de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu é “Sua doação pode salvar uma vida”, reforçando o aspecto da responsabilidade social que o combate ao desperdício pode trazer ao setor.

A programação do dia 17 incluiu atividades na área de saúde e nutrição, com a participação do Centro Universitário Filadélfia- UNIFIL, Serviço Social do Comércio- Sesc Londrina e do Conselho Gestor do Banco de Alimentos, constituído por representantes de instituições governamentais e não-governamentais das áreas de segurança alimentar, nutricional e ação social.