Publicado em: 03/08/2010 15:57 | Fonte/Agência: (Fonte: AEN - 26/07/2010)

Asfalto

A produção da usina de asfalto do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) em Ibiporã, Norte do Estado, deu um salto de 333% com a introdução de novas tecnologias. A capacidade de produção da unidade, em 2010, subiu de 60 metros cúbicos para 200 metros cúbicos de asfalto por dia. A usina de Ibiporã produz asfalto pré-misturado a frio denso.

A nova tecnologia utiliza fornos modernos e aquecimento elétrico. Além de ser mais produtiva, é menos poluente. O novo sistema foi introduzido pelo engenheiro José Roberto Alves Pereira.

Com a modernização, o DER pôde implantar duas frentes de trabalho de reperfilagem, serviço de nivelamento com massa asfáltica de graduação fina para correção de deformações no pavimento rodoviário. Uma frente é formada com frota de caminhões do DER, e a outra mediante contrato de transporte.

O aumento na produção de asfalto e a melhoria na logística de transporte agilizam os trabalhos do DER na manutenção e recuperação da malha rodoviária estadual na região de Londrina. Outras regiões do Estado também começam a se beneficiar com o aumento da capacidade da usina de Ibiporã.

O asfalto é produzido com pedrisco, matéria-prima da região, que é processado com a emulsão, ou betume, e outros materiais, nos formos da usina. Depois de pronto, o material é transportado para os trechos de rodovia em serviço de manutenção.

\"A produção melhorou muito\", afirma João Ludvig, da equipe técnica da usina, em Ibiporã. \"Há dias em que várias carretas saem daqui levando até 214 metros cúbicos de asfalto\".

A planta localiza-se no Vale do Tibagi, área de jurisdição da Superintendência Regional Norte (Londrina), e foi implantada por funcionários do 7° Distrito Rodoviário do DER, coordenados pelo engenheiro Marco Aurélio Sguario, em agosto de 1995.