APMIF

Publicado em: 05/08/2010 09:09

Programa Compra Direta terá mais recursos este ano

Programa Compra Direta terá mais recursos este ano Programa Compra Direta terá mais recursos este ano

Assim como no ano passado, os agricultores familiares de Ibiporã terão novamente a oportunidade de produzir alimentos e produtos hortifrutigranjeiros e vendê-los às entidades sociais do município por meio do Programa Compra Direta Local.

Trata-se de um programa criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com o objetivo de ser uma opção a mais de mercado para o pequeno agricultor familiar e evitar a presença do intermediário na venda - o que encareceria o preço final dos produtos.

Nesta terça-feira (03/8), a APMIF (Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família de Ibiporã), em conjunto com a Emater e a Secretaria Municipal de Agricultura, realizou uma reunião para a adesão dos produtores locais ao programa neste ano.

Na reunião, realizada no Sindicato Rural de Ibiporã, os agricultores foram informados de que o valor que receberão por meio do programa nos próximos 12 meses, será de R$ 4.500,00 por produtor, um acréscimo de quase 30% em relação ao exercício anterior, quando o repasse foi de R$ 3.500,00 por produtor.

\"Houve um aumento do valor repassado ao programa em Ibiporã, que agora será de R$ 122 mil. É uma conquista para o nosso município e, mesmo que essa entrada de R$ 4,5 mil no orçamento não seja a solução para o produtor, é uma importante alternativa de renda\", destacou o técnico da Emater, Antônio Carlos Ulbrich.

O secretário municipal de Agricultura, Carlos Henrique Frederico, ressaltou que \"essa é mais uma ação da administração municipal no sentido de favorecer a atividade rural, viabilizar o pequeno agricultor de Ibiporã e mantê-lo no campo\".

A assistente social da APMIF, Tatiana Garcia, relatou como funciona o Compra Direta. \"A APMIF é a proponente do programa. Encaminhamos o projeto ao governo federal, com a relação dos produtores e as entidades que serão beneficiadas. Daí o MDS encaminha os recursos aos Estados e o pagamento dos agricultores será feito em três parcelas pela Secretaria de Estado do Trabalho e Promoção Social (SETP), que é nossa parceira no programa. A outra parte envolvida são as entidades que receberão esses produtos. Este ano conseguimos aumentar o número de entidades beneficiadas para poder aumentarmos a quantidade comprada dos agricultores\", explicou.

As entidades filantrópicas são as seguintes: APMIF, NALMA, Associação das Senhoras Voluntárias, APAE, Caesmi, Apadevi, Pastoral da Criança, Fazenda da Esperança, Hospital Cristo Rei, Lar Padre Leone, Escola de Futebol e Amirev (Associação Missionária Recuperando Vidas). Além destas, também foram cadastradas várias Associações de Pais e Mestres das escolas e creches municipais.