Agricultura

Publicado em: 06/08/2010 09:45

2º Dia do Agricultor em Ibiporã

2º Dia do Agricultor em Ibiporã 2º Dia do Agricultor em Ibiporã

Os produtores rurais compareceram em peso à festa do 2º Dia do Agricultor, realizado sábado, no Centro de Eventos de Ibiporã, promovido pela administração municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com o apoio da Emater e do Sindicato Rural de Ibiporã.

O Dia do Agricultor é comemorado nacionalmente em 28 de julho e no ano passado o governo municipal promoveu a primeira festa, com o objetivo de homenagear os produtores pelo papel que desempenham na sociedade e de premiar os que mais se destacaram na colheita de soja na safra de verão.

Por esse motivo, houve novamente a premiação aos vencedores do Concurso de Prevenção de Perdas na Colheita 2010, que visa reduzir a perda de grãos na lavoura.

\"É uma grande alegria poder estar aqui homenageando os nossos produtores que trabalham de sol a sol para colocar alimento nas nossas mesas\", exaltou o prefeito José Maria.

Entre as autoridades presentes estavam o chefe do Núcleo Regional da SEAB em Londrina, Gil Abelin; o chefe do Escritório Regional da Emater, Ildefonso Hass; o deputado federal Luiz Carlos Hauly, o agrônomo da Emater em Ibiporã, Iolder Colombo, o secretário municipal de Agricultura, Carlos Henrique Frederico e toda a sua equipe, além de vereadores e secretários municipais.

Hass falou sobre os resultados positivos da campanha de redução das perdas em Ibiporã, com base nos procedimentos técnicos indicados pela Emater. O percentual de perda caiu pela metade do ano passado para este ano - de 0,62 sacas por hectare para 0,34 sacas/hectare.

O programa de prevenção de perdas é realizado pela Emater, SEAB-PR, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Prefeitura de Ibiporã e Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Ibiporã.

Vencedores do Concurso

1º lugar - Valdir Yuyama e Carlos Cesar de Alvarenda - 10,5 kg/ha

2º lugar - Nelson Brugin (12 kg/ha)

3º lugar - Leandro Bataglia da Silva e Maurício Poças (12,5 kg/ha),