SAMAE

Publicado em: 12/08/2010 09:08

Economia através de Pregões

Na última semana, a Comissão de Pregão do SAMAE entregou relatório dos procedimentos homologados no 1º semestre ao Diretor Financeiro do SAMAE Helio Cesar da Silva, ao Diretor Administrativo José Aguimar de Freitas e ao Diretor Presidente Antonio Nadir Bigati.

O Pregão é uma modalidade de licitação priorizada pelo TCU - Tribunal de Contas da União - e embasada pela Lei nº 10.520/02 para dar maior agilidade nas aquisições e contratações ao desburocratizar os procedimentos da licitação. Nesta modalidade, os interessados em vender seus produtos ou prestar serviços comuns disputam o preço até que vença aquele que oferecer o menor valor, sendo a proposta mais vantajosa para administração publica e dentro das condições pré-estabelecidas no Edital.

O SAMAE, que já adota esta modalidade como preferencial em suas licitações desde o início da gestão de Nadir Bigati, mostra números significativos no quesito economia ao realizar a compra de produtos e a contratação de serviços através de Sistema de Registro de Preços.

De acordo com o relatório, apenas no 1º semestre, a Autarquia realizou 34 Pregões Presenciais e conseguiu uma economia estimada em mais de 500 mil reais em relação ao preço praticado no mercado para os objetos e serviços licitados, totalizando 45 Atas de Registro de Preços.

Segundo o Pregoeiro do SAMAE, Sérgio Issao Ushijima, no Sistema de Registro de Preços não há obrigatoriedade de se adquirir a totalidade de bens e serviços licitados, pois a compra ou prestação do serviço ocorre quando surge a necessidade e isto facilita o controle de estoque da Autarquia, reduzindo a necessidade de compras em grandes volumes, com conseqüente redução de custos.

\"O SAMAE adotou o Sistema de Registro de Preços desde o ano passado e tivemos uma grande economia em relação aos anos anteriores, comprovando a eficácia deste sistema que visa a economicidade, não necessitando realizar outras licitações para os mesmos objetos durante a vigência da Ata\", afirmou Sérgio.

Antonio Nadir Bigati, Diretor Presidente do SAMAE, comentou que esse sistema de licitações tem se mostrado muito eficiente para a administração pública e o SAMAE torna tudo transparente ao publicar em seu site todos os processos que realiza, inclusive com homologações e extratos de Atas e Dispensas para comprovar a lisura de todas suas aquisições e contratações efetuadas.