Agricultura

Publicado em: 26/08/2010 16:02

Ibiporã e Londrina constroem três pontes em parceria

Ibiporã e Londrina constroem três pontes em parceria Ibiporã e Londrina constroem três pontes em parceria

As Prefeituras de Ibiporã e Londrina fizeram nesta quarta-feira a entrega de uma nova ponte rural que liga os dois municípios, na travessia sobre o Rio Limoeiro. A ponte foi construída com recursos dos dois municípios e também do Governo do Estado.

Como foi a primeira obra realizada em parceria pelas duas gestões municipais - ainda este ano serão construídas mais duas pontes na divisa, ambas sobre o Rio Limoeiro - os prefeitos José Maria e Barbosa Neto fizeram questão de estar presentes, juntamente com o seu secretariado.

As vigas de concreto vieram do Governo do Estado, por meio do DER e as adequações, alvenaria, cessão de mão-de-obra e maquinário, serviço de aterramento e terraplenagem ficaram a cargo das Prefeituras - a de Ibiporã entrou com R$ 18 mil e a de Londrina com R$ 15 mil.

MAIS LARGAS E ROBUSTAS

A ponte entregue nesta quarta-feira fica na região do Poço Bonito e vem para solucionar um problema que os agricultores enfrentavam, que era a dificuldade de tráfego de máquinas agrícolas e caminhões para o escoamento da safra, já que a anterior era estreita e de madeira.

Com a ponte mais robusta e agora com 6 metros de largura, os veículos pesados passarão com total segurança. \"Antes era loucura passar por essa ponte com a colhedeira, porque metade do pneu da máquina rodava pelo lado de fora. Agora ficou \'dez\' e dá para passar até à noite com tranqüilidade\", aprovou o agricultor Antônio Barbieri.

O produtor Clovis Francisco Esteves e seu filho Paulo Sérgio também se mostraram satisfeitos: \"A gente vê que é uma ponte bem feita e que dá condição total para a gente sair com a produção. E a estrada está muito boa também, foi arrumada e moledada\", observaram.

10 PONTES RURAIS EM IBIPORÃ

A construção dessa ponte no Poço Bonito faz parte de um amplo programa desta administração de Ibiporã, visando recuperar vias rurais e adequar as pontes para o tráfego seguro de máquinas e caminhões, além dos ônibus que fazem o transporte escolar diário. Foram relacionadas 22 pontes para serem recuperadas e o prefeito José Maria já garantiu junto ao Governo do Estado as vigas de concreto para a execução de 10 delas. O Governo entra com as vigas e as prefeituras com a execução das obras.

\"Vamos investir cerca de R$ 300 mil neste programa de construção e ampliação de pontes. É um investimento muito importante para o nosso setor da agricultura e também para facilitar o tráfego das pessoas que residem ou têm chácaras de lazer na área rural\", enfatizou José Maria.

Ele lembrou que a ponte foi elevada em 1,40m em relação à anterior, o que permitirá maior vazão de água. \"No ano passado vim aqui na época das chuvas e essa ponte estava inundada. Agora, com a estrutura mais alta, isso não mais ocorrerá\".

O prefeito Barbosa Neto, de Londrina, por sua vez, destacou esta e outras parcerias para a integração dos dois municípios. \"Estamos à disposição para sermos parceiros na execução não só dessas outras duas pontes aqui sobre o Limoeiro, mas também para conseguirmos duas novas ligações asfaltadas com Londrina: a Estrada dos Pioneiros e a das Três Figueiras, que sairá direto na Avenida Saul Elkind, em Londrina. Toda a população da região ganhará com isso\", afirmou.

CRONOGRAMA DE CONSTRUÇÃO DE PONTES PELA PREFEITURA DE IBIPORÃ - 2010

REGIÃO DO MUNICÍPÍO

1ª Sabãozinho - sobre o Rio Sabão *

2ª Poço Bonito - Rio Limoeiro *- em parceria com Londrina