Publicado em: 01/09/2010 14:40 | Fonte/Agência: Fonte: Julio Dutra

Musical \'Coração do Café\' dias 10, 11 e 12

Musical \'Coração do Café\' dias 10, 11 e 12 Musical \'Coração do Café\' dias 10, 11 e 12

A maior produção que Ibiporã já viu, de acordo com seus organizadores, o musical \"Coração do Café\" estréia na próxima sexta, dia 10 de setembro, às 21 horas, no Cine Teatro Pe. José Zanelli para uma platéia de convidados.

Os primeiros a assistir o espetáculo serão agentes e operadores de turismo envolvidos com a Rota do Café, consultores do Sebrae, além de prefeitos e representantes de 25 municípios do Norte do Paraná que fazem parte da Rota.

Na sequência, sábado e domingo, dias 11 e 12, o espetáculo será aberto ao público e os ingressos estão à venda na secretaria da Fundação Cultural de Ibiporã.

O musical é uma realização da Prefeitura de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Cultural, e conta com apoio do Sebrae. O trabalho está envolvendo professores, atores, funcionários e alunos da própria Fundação e foi preparado em especial para receber os turistas que vierem a Ibiporã conhecer a Rota do Café. Confira a seguir texto do diretor Julio Dutra  sobre a montagem:

A Rota do Café

\"Ibiporã foi incluída na Rota do Café, do Sebrae-PR, pelo seu trabalho cultural e teve a incumbência de produzir um espetáculo que caracterizasse bem a identidade do Norte do Paraná, que se desenvolveu no período áureo do café, o \"Ouro Verde\", como era chamado.

Ibiporã tem uma trajetória de longa data voltada à cultura. Hoje temos um intenso trabalho, através das ações da Fundação Cultual, que possui uma estrutura ímpar no Norte do Paraná: temos o Cine Teatro, a Escola de Ballet com salas climatizadas, o Museu Histórico, a Escola de Música e o Complexo Cultural e Artístico, que abriga a administração e as salas de teatro e de desenho.

Também temos no município o artista plástico Henrique de Aragão, um ícone da arte sacra no Brasil. A cidade tem também uma suntuosa Matriz que atrai visitantes de todos os lugares, que se impressionam com sua magnitude arquitetônica, construída também no período em que o café era o principal produto e os agricultores doavam sacas à paróquia para contribuir com a construção da Matriz.

Enfim, Ibiporã tem muitos recantos naturais a serem explorados, como o rio Tibagi, de grande beleza, e o Centro do Artesanato, que hoje reúne 100 artesãos. Com esta proposta do Sebrae, de desenvolvimento turístico da região, Ibiporã com certeza será destaque.

O espetáculo

O espetáculo \"Coração do Café\" está sendo preparado há mais de um ano, contando com 30 atores e uma equipe de produção de 15 pessoas entre cenógrafos, contra-regras e outros. Será a maior produção que Ibiporã já realizou. É um espetáculo com aproximadamente 2 horas de duração, um intervalo de 20 minutos e três trocas de cenário. A produção impressiona pela linguagem cenográfica que remete o público à década da chegada dos pioneiros no Paraná.

A história começa com os imigrantes vindo de navio para o Brasil e é permeada por um romance entre dois italianos, que se apaixonam e têm grandes dificuldades de ficar juntos, pois sabem que no Brasil irão se separar.

As fazendas cafeeiras são cenários do segundo ato, colocadas de forma plástica tão impressionante que as pessoas se sentem realmente no ambiente de um cafezal.  Enfim, a história é emocionante e o texto é da professora de Artes Cênicas da Fundação Cultural, Paz Aldunate. A produção artística, criação de cenários, iluminação e figurinos são do arquiteto e diretor-presidente da Fundação, Julio Dutra.  A produção musical é de Alípio Junior (Pico).

Os atores são alunos da Escola de Teatro da Fundação Cultural, e os bailarinos e equipe técnica também são da Fundação. A dedicação está sendo muita, pois todos entenderam que o espetáculo vai além de uma simples montagem artística, pois representa o passado de todos que ali estão, os avós, pais e outros que vivenciaram o período do café no Paraná e em  Ibiporã\".

Outra informação importante: a Estação Ferroviária de Ibiporã será revitalizada. A estação será mais um atrativo turístico, pois abrigará o Museu do Café de Ibiporã. (texto de Julio Dutra)