Publicado em: 27/08/2010 14:33

Qualificação e novas perspectivas de trabalho

Qualificação e novas perspectivas de trabalho Qualificação e novas perspectivas de trabalho

A Prefeitura de Ibiporã, através da Secretaria Municipal do Trabalho, realizou, no último dia 20, um concorrido evento que lotou as dependências do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCI).

Foi a cerimônia de encerramento de nove turmas de cursos de qualificação profissional oferecidos pela atual Administração, que reuniu 155 formandos. Concluíram a formação quatro turmas de Informática Básica (64 alunos), duas de Costura Industrial (32 alunos), uma de Padeiro e Confeiteiro (18), uma de Pintura em Tecido (22) e outra de Customização e Bordado em Chinelos (19).

\"A qualificação é um dos pilares do nosso programa de governo e o objetivo é preparar o cidadão ibiporaense para o ingresso no mercado formal de trabalho\", enfatizou na abertura o prefeito José Maria.

PRESENÇAS

O evento contou ainda com a presença da presidente da APMIF e parceira deste trabalho, a primeira-dama Eliana Ferreira; da secretária do Trabalho Lourdes Narcizo, da coordenadora de Qualificação Profissional da Secretaria, Sônia Martins, da secretária de Assistência Social Carla Sabino (também participante desse processo); e da secretária de Educação Miriam Nóbrega.

Entre os convidados de fora, destaque para as presenças de Cícero Pontes, vice-presidente do Conselho Municipal do Trabalho; Roberto Oliveira, coordenador do Senai Londrina; Moisés Pedro Betonio, superintendente da Funtel, de Londrina; a diretora da Apadevi, Maria José Ferreira, além de vereadores, diretores da Prefeitura, servidores, instrutores e familiares dos formandos.

OS PARCEIROS

O curso de informática foi realizado em parceria com a Funtel, através do Programa Centro Mesorregional de Inclusão Digital, da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná (Seti). Esse projeto já beneficiou, até o momento, 268 ibiporaenses de 19 turmas. \"E é uma ação que vai até o final do ano\", lembrou Lourdes Narcizo.

A turma de padeiro e confeiteiro já está à disposição das empresas do ramo, com certificado que tem a chancela do Senai. \"Muitos já estão trabalhando\", comemorou Lourdes, ressaltando a importância da parceria com a APMIF, que disponibilizou sua equipe e o espaço da sua panificadora durante as 160 horas do curso.

A parceria com a APMIF, não para por aí. Ela possibilitou levar conhecimento também à comunidade da Taquara do Reino. Os alunos se mostraram muito felizes e agradecidos à administração, pois se sentiram valorizados e confiantes na possibilidade de conquistar mais renda para o sustento da família, através das técnicas aprendidas no Curso de Pintura em Tecido.

Já a comunidade do Lourenço Baccarim pôde aprender o artesanato em chinelos, transformando um objeto simples em algo extraordinário, criativo, customizado, agregando valor ao produto final. Isso graças à parceria com a Secretaria de Assistência Social, que disponibilizou todos os materiais necessários, através do CRAS.

A maior surpresa estava reservada para as duas turmas de Costura Industrial. Não bastasse a exposição de uma mostra de peças feitas pelas alunas, elas improvisaram um desfile e apresentaram ao público suas habilidades com as roupas de festa que confeccionaram para a ocasião.

O reconhecimento dos alunos

Os alunos e familiares presentes à formatura agradeceram à administração, enaltecendo o trabalho que está sendo realizado para melhorar a vida dos trabalhadores, com foco na preparação de mão-de-obra para o mercado, promoção da economia solidária e a instalação de novas empresas no município. \"Esse curso foi excelente para eu me aperfeiçoar e quero agora ajudar a APAE na ativação da sua padaria\", disse Dona Maura Delgado, 58 anos, que é salgadeira há 17 anos.

Roberto Oliveira, do Senai, testemunhou: \"Acompanho Ibiporã há dez anos e, em nenhum momento da história do município, vi tanta gente sendo qualificada\".

Ao final da cerimônia, as alunas Maria Domingos, Elaine Kadoguti e Silmara Pereira prestaram uma homenagem ao prefeito, à primeira-dama e à vice-prefeita Sandra Moya, que esteve representada por sua irmã, presenteando-os com uma camisa e duas camisetes confeccionadas pelas alunas do curso de Costura Industrial.