APMIF

 

Publicado em: 01/10/2010 08:50

APMIF tem programa de formação para as mães


Whatsapp

 

 APMIF tem programa de formação para as mães APMIF tem programa de formação para as mães

   A Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família de Ibiporã (APMIF) criou no início desta gestão um programa de geração de renda e de formação das mães dos alunos que participam das Escolas de Formação e Cidadania na Vila Esperança, na Taquara do Reino e no Jardim San Rafael. Como parte do programa, a APMIF, em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, tem levado cursos para mães nas comunidades onde moram.

   O último a ser concluído foi o de Confecção de Flores e Apliques, realizado na Taquara do Reino. No último dia 22, a presidente da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira, esteve com sua equipe entregando os certificando às mães, juntamente com a secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, e a coordenadora de qualificação profissional da Secretaria, Sônia Martins. Confira entrevista com a presidente da APMIF.

 

Por que trabalhar com as mães?

Eliana: \"Nossa idéia é não trabalhar apenas com a criança, mas com toda a família e atuarmos em duas frentes: uma na formação das mães e a outra é implantar uma espécie de escolinha de pais e mães. Para isso estamos montando uma estrutura para ensinar aos pais como educar seus filhos. A nossa escola é Escola de Formação e Cidadania porque trabalhamos com valores e princípios com as crianças, e queremos que os pais estejam sintonizados conosco e compreendendo como é que estamos trabalhando com seus filhos. Para isso é importante que eles tenham também uma formação, tanto no sentido de saber lidar com os filhos, como de poder dar uma condição melhor para a família. E a geração de renda é que vai criar condições e um clima apropriado para que as famílias possam se estruturar.

 

Os cursos, como esse da Taquara, visam só a geração de renda ou também trazem recomendações às mães?

Eliana - Procuramos passar uma formação geral às mães. A nossa equipe pedagógica tem tido um contato permanente com elas e nossas profissionais estão tendo um melhor preparo para lidar com as situações. Hoje estamos formando as nossas educadoras. Estamos pagando a quase todas um curso da Vita Consultoria, em Londrina, sobre adolescência e família. Com isso, estão se qualificando para atender os alunos e vão passar isso para os pais. Nossa meta é mostrar qual é o papel dos pais na vida dos filhos, pois não é só de dar a vida a eles, mas principalmente ensinar valores e princípios.