Meio Ambiente

 

Publicado em: 19/10/2010 11:01

\"Lixo\" de Ibiporã vira adubo e é notícia


Whatsapp

 

\ \"Lixo\" de Ibiporã vira adubo e é notícia

   O sistema de separação de lixo de Ibiporã em três partes (orgânico, reciclável e rejeitos) novamente foi notícia na imprensa estadual.

   Na última sexta-feira, dia 15, a Folha de Londrina e a RPC TV (Globo) exibiram amplas reportagens mostrando o início do processo de adubação dos jardins da cidade a partir do material orgânico que é coletado separadamente (cascas de frutas e legumes, verduras e restos de comida).

   A coleta separada vem sendo feita desde novembro do ano passado pela empresa Kurica/Seleta, licitada pelo SAMAE, que é o órgão responsável pela coleta de lixo e limpeza pública em Ibiporã.

   Os primeiros resultados do novo sistema foram o aumento do volume de recicláveis (que são vendidos) em 170% e a diminuição da quantidade de lixo que vai para o aterro sanitário local em 600%. Eram em média 29 toneladas/dia de lixo e este volume caiu para 4 toneladas/dia.

   Na matéria \"O adubo que vem do lixo orgânico\", a Folha de Londrina destacou que 80% dos resíduos estão sendo reaproveitados por meio da coleta tripla de Ibiporã, que está atendendo hoje 96% dos domicílios.

   O material orgânico que vai para compostagem no terreno da Kurica, na zona sul de Londrina, está voltando em forma de adubo, que começou a ser colocado nos terrenos e praças públicas de Ibiporã. Na sexta-feira, o prefeito José Maria e o responsável técnico da Master Ambiental, Fernando de Barros, participaram da primeira ação de adubação, na Praça Pio XII e na rotatória central, que contou com a presença de secretários e diretores do SAMAE.