Cultura e Turismo

Publicado em: 03/11/2010 08:30

Trem Pé Vermelho

O futuro Trem de Passageiros Ibiporã-Paiçandu, ou \'Trem Pé-Vermelho\', como vem sendo chamado, foi tema de discussões em todos os municípios da região nas últimas duas semanas, em razão de uma pesquisa com os usuários do transporte coletivo, feita pela Agência de Desenvolvimento Terra Roxa. Em Ibiporã, o prefeito José Maria e a vice, Sandra Moya, receberam representantes da Terra Roxa e também o consultor especial da Trensurb, de Porto Alegre, que vieram falar sobre como está o projeto.

Informaram que a meta é oferecer um VLT (veículo leve sobre trilhos), que rodará a aproximadamente 60 km/h, como há em outras regiões metropolitanas. Esse trem não poderá ocupar a mesma linha usada atualmente pelos trens de carga da ALL, já que terá um tráfego intenso entre as 13 cidades da região e os trilhos atuais ficarão à disposição da ALL, que usa locomotivas lentas.

O consultor da Trensurb, Paulo Thimóteo, antecipou que o investimento em transporte ferroviário no Brasil não se paga apenas com a aplicação da tarifa, que será próxima à dos ônibus metropolitanos. Para isso, os municípios terão que criar alternativas para o aumento da receita nas estações de passageiros - shoppings de compras seriam uma delas.

O prefeito José Maria exaltou a iniciativa: \"Esse projeto do VLT é de extrema importância, pois introduz o transporte de massa, via trem, na nossa região, que está a cada dia mais populosa. E hoje, como todos sabemos, não podemos mais ter o transporte individual, pois as estruturas não comportam tantos veículos nas ruas\", afirmou.

O trem irá integrar uma região de aproximadamente 2 milhões de habitantes e permitir o acesso com rapidez, tranquilidade e segurança. \"Será uma forma moderna de transporte e transformará a região num novo pólo de desenvolvimento\", disse José Maria.

Já a vice Sandra Moya enfatizou que \"Ibiporã já está saindo na frente\", procurando adaptar as suas estruturas para receber um grande público: \"Iniciaremos a revitalização e reforma da nossa Estação Ferroviária, o que permitirá integrar esse novo transporte com um projeto que também temos de um trem de turismo. Estamos melhorando nossa infraestrutura para recebermos esse novo valor para a nossa cidade\", disse Sandra.