Publicado em: 10/11/2010 14:59

Produtores de leite de Ibiporã têm dia de campo

Produtores de leite de Ibiporã têm dia de campo Produtores de leite de Ibiporã têm dia de campo

Um Dia de Campo, organizado pela Emater, em parceria com a Prefeitura de Ibiporã, com a UEL e o Iapar, reuniu nesta quarta-feira (10) cerca de 50 produtores rurais na propriedade da Família Queiroz Neiva - Sítio Nossa Senhora do Carmo -, localizado ao lado da Estação Experimental do Iapar, na BR-369, em Ibiporã. A atividade integrou as comemorações do aniversário de 63 anos do município e teve a presença do prefeito José Maria, de secretários municipais e representantes dos órgãos envolvidos.

O evento foi voltado a técnicos e produtores da região, por isso teve participação efetiva da Associação dos Produtores de Leite de Ibiporã, que no início de 2011 passará a administrar a Usina de Pasteurização e Beneficiamento de Leite do município.

USINA DE LEITE

O laticínio foi construído em parceria pela Prefeitura e pelo Governo do Estado - através da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Seti) e o Iapar - e o prédio será inaugurado no próximo dia 29, às 8h30, na Estrada do Cupido, zona rural.

\"A usina entrará em operação em 2011, passando a agregar muito mais valor ao leite produzido pelos pequenos produtores de Ibiporã\", enfatizou o prefeito José Maria. \"É uma ação que trará mais renda, desenvolvimento rural e garantirá um produto de melhor qualidade na mesa dos consumidores\", acrescentou o secretário municipal de Agricultura, Carlos Henrique Frederico.

No Dia de Campo, os participantes conheceram de perto questões relacionadas à sanidade animal e qualidade da ordenha, planejamento forrageiro e utilização da cana-de-açúcar na alimentação animal, tema abordado pelo pesquisador do Iapar, José Antônio Cogo Lançanova.

Segundo Lançanova, a cana-de-açúcar enriquecida com ureia faz o papel do volumoso na alimentação no período da seca. Ela pode ser servida no cocho, em sistemas de criação por confinamento ou em épocas de pastagens mais escassas, o que gera alternativas para manter a produtividade sempre em alta.

Para o pesquisador, eventos desta natureza são \"uma oportunidade de interagir com produtores e técnicos na discussão de temas ligados à cadeia do leite e difundir ações realizadas pela pesquisa\".