Publicado em: 17/11/2010 13:05

Auditor do MTE visita turmas do Projovem de Ibiporã

Auditor do MTE visita turmas do Projovem de Ibiporã Auditor do MTE visita turmas do Projovem de Ibiporã

Quem afirma é o coordenador de monitoramento do Departamento de Políticas de Emprego para a Juventude do MTE, Pedro Luiz Egler, que esteve recentemente no município acompanhando aulas em todas as turmas e verificando a possibilidade de cumprimento das metas do programa. As visitas foram acompanhadas pela gestora do Projovem em Ibiporã, a secretária municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo.

Egler tem visitado todas as cidades que aderiram ao programa e esclareceu que seu objetivo principal é \"tentar diminuir a ansiedade e as angústias que tomam conta dos coordenadores do programa nos municípios, em razão da meta a ser atingida de colocação de 30% dos jovens no mercado formal\". No caso de Ibiporã, por exemplo, dos 300 inscritos, 90 terão que sair colocados. Os cursos têm seis meses de duração e vêm sendo desenvolvidos em parceria com o SENAI/Londrina.

\"Nossas visitas também têm o objetivo de estreitar o relacionamento com as prefeituras e recolher as impressões e sugestões dos alunos. Essa parte (feedback dos alunos) é fundamental, porque o programa mudou muito de 2004 para cá e a maior fonte de mudanças positivas são as opiniões dos próprios jovens\", afirmou Egler.

SALÃO NO CQP

Em uma das turmas visitadas, a de cabeleireiro e maquiador, para a qual foi montado um verdadeiro salão de beleza no Centro de Qualificação Profissional da Prefeitura (CQP), a receptividade ao auditor do MTE foi muito grande.

As alunas disseram empolgadas que o curso é vaga certa no mercado de trabalho. \"É um curso ótimo, tem o nome do SENAI, não pagamos nada e ainda recebemos R$ 100 por mês para ajudar nas despesas nesses meses em que não podemos trabalhar com carteira assinada\", elogiou Caren Cristina dos Santos, 23 anos. Segundo ela, \"se fosse num salão particular, esse curso não sairia por menos de R$ 1.500\".

AULAS PRÁTICAS

E as aulas práticas da turma de cabeleireiro e maquiador já vêm acontecendo. Elas já estiveram atendendo os idosos no Lar Padre Leone e alunos na Escola Municipal Mário de Menezes (Jardim Bom Pastor). Fizeram ainda uma visita técnica ao maior salão de estética de Londrina, Jacques Janine, para pegarem experiência de atendimento e aprenderem mais sobre o mercado do setor.

Cursos do Projovem em Ibiporã

• Auxiliar Administrativo
  • Serviços de Recepção e Atendimento Telefônico
  • Atendimento de Farmácia - Balconista