SAMAE

Publicado em: 19/11/2010 09:33

Reciclagem

Reciclagem   Reciclagem

A experiência bem-sucedida da Prefeitura de Ibiporã e do SAMAE na gestão dos resíduos no município será mostrada no Seminário Metropolitano sobre Gestão de Resíduos Sólidos. O evento acontece dia 24 de novembro, das 8 às 18 horas, na Igreja Mórmon de Londrina (Rua Belo Horizonte, 1.236).

O caso de Ibiporã fará parte de uma sala temática. Será apresentado o novo Programa de Separação de Lixo, implantado em novembro de 2009 e que vem sendo exemplo para o Brasil e destaque frequente na mídia.

Após a implantação do programa, o lixo orgânico (que é a maior quantidade e somou 718 toneladas no mês setembro) não é mais destinado ao aterro sanitário, que estava com a sua capacidade quase esgotada. Está sendo agora transformado em adubo, por meio do processo de compostagem.

De acordo com o diretor de Limpeza Pública do SAMAE, Miguel Gardini, no mesmo mês de setembro, o volume de recicláveis chegou a 209,850 toneladas e o de rejeitos a 138,220 toneladas. O objetivo é aumentar cada vez mais a separação e destinação dos recicláveis.

O seminário, promovido pela Coordenadoria da Região Metropolitana de Londrina (Comel), será dirigido às prefeituras e órgãos gestores de resíduos sólidos. As inscrições são gratuitas, pela internet, no site www.comel.pr.gov.br.