Cultura e Turismo

Publicado em: 19/11/2010 14:12

Valorizando a história de Ibiporã

Valorizando a história de Ibiporã Valorizando a história de Ibiporã

Na presença de várias famílias pioneiras de Ibiporã, a Administração Municipal fez na quinta-feira a entrega da revitalização da Praça Eugênio Sperandio, que foi o ponto de chegada de muitos colonizadores que desembarcaram em Ibiporã nas décadas de 30 e 40 e aqui plantaram suas raízes.

Localizada na Avenida Mário de Menezes, em frente à Estação Ferroviária - que terá a sua obra de restauração iniciada - a praça vinha sendo mal vista e era alvo de depredação.

Com a reforma, tornou-se um espaço para a prática de exercícios físicos, lazer e contemplação. O investimento foi de R$ 119.737,69 (recursos do governo federal e uma contrapartida do município).

O projeto foi do arquiteto Julio Dutra, que se preocupou em manter o traçado original da praça. "Melhoramos o paisagismo, a iluminação, trocamos o piso, construímos uma fonte com jatos d'água, instalamos bancos novos e recolocaremos também alguns bancos antigos que havia desde o início da praça. O objetivo foi valorizar esse espaço de grande importância para a memória de Ibiporã, devolvendo-o à comunidade, para que ela o utilize e cuide", afirmou Dutra, que é secretário de Planejamento de Ibiporã.

ACADEMIA AO AR LIVRE

A grande novidade é que a praça foi entregue com primeira academia ao ar livre (ATI) da atual administração. "Será a primeira das muitas academias que a administração planeja implantar no município", disse Dutra. Os aparelhos, que são a sensação de muitas cidades da região, como Londrina e Maringá, despertaram na praça a curiosidade de crianças, adultos e idosos, que fizeram fila para experimentar os equipamentos.

As academias são utilizadas em projetos de prevenção  de saúde e por esse motivo muitas ficarão próximas às UBSs de Ibiporã. Os municípios que as adotaram, como é o caso de Maringá - que possui cerca de 60 academias - já reduziram consideravelmente o número de consultas aos postos de saúde.

A primeira-dama Eliana Eik Ferreira parabenizou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Sandra Moya, o secretário Júlio Dutra e a sua equipe pela iniciativa: "Parabéns a vocês pela sensibilidade como têm tratado a memória de Ibiporã. Obras como esta resgatam o orgulho não só das famílias pioneiras, mas de todos os ibiporaenses", elogiou.