Publicado em: 03/12/2010 09:05

1.000.000 DE PEIXES SOLTOS NO RIO TIBAGI.

1.000.000 DE PEIXES SOLTOS NO RIO TIBAGI. 1.000.000 DE PEIXES SOLTOS NO RIO TIBAGI.

A soltura é um programa do Governo do Estado do Paraná realizado através da SEAB (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Paraná), que promove e coordena o Programa de Reposição dos Estoques Pesqueiros dos Rios Paranaenses.

Somados aos 600 mil peixes soltos no ano passado, o Rio Tibagi recebeu nestes últimos dois anos aproximadamente 1.000.000 de peixes juvenis, um numero muito importante para a região, que possui vários pescadores artesanais que sobrevivem da pesca.

O evento contou na parte da manhã, com a presença dos secretários municipais, vereadores, vice-prefeita, representante do IAP, o Chefe do Núcleo Regional da SEAB de Cornélio Procópio, o sr. Roberto Moreira, o grupo de Mulheres Atuais, servidores municipais, e alunos da Escola Municipal Maria Inês. E, já na parte da tarde foi incrementada a soltura com a participação do Projeto Nossa Água coordenado pela Cooperativa Integrada e seus cooperados, com apoio da Bayer Cropscience.

A soltura de peixes possui um caráter de Educação Ambiental, no qual, os participantes conhecem a importância da Preservação do Meio Ambiente, sobretudo das águas, nossa principal fonte de vida. É cuidando dos rios, desde as nascentes, com o plantio e recuperação das matas ciliares, no uso conservacionista do solo, com as práticas de terraceamento, plantio em nível e plantio direto na palha, no uso consciente e responsável dos agrotóxicos, até a recriminação da pesca predatória, sem critério, e, sobretudo, respeitando o período de piracema que é o momento de reprodução dos peixes.

Assim, Ibiporã ganha mais um belíssimo presente neste aniversário, que é a soltura de peixes. Parabéns a todos que fazem parte desta história de 63 anos.