Publicado em: 09/12/2010 14:39

Gado Leiteiro

Ação conjunta entre a Prefeitura Municipal de Ibiporã, a Emater, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o Instituto Agronômico do Paraná capacitará os criadores de gado leiteiro do município.

Parte fundamental desta ação é a Usina de Beneficiamento de Leite de Ibiporã, que teve seu prédio entregue pelo Prefeito José Maria Ferreira, no mês passado. Um investimento de R$ 268.780,00 em terreno, infraestrutura e construção e mais R$ 195.000,00 em equipamentos.

Outra ação de apoio ao projeto são dias de campo com tecnologias simples, mas eficientes. Adicionar uréia à silagem de cana pode não ser novidade, mas muito pecuarista de leite não adota a técnica, que é fonte de hidrogênio, importante para as vacas em lactação. Além disso, plantar a cana que vai ser consumida pelo gado ajuda a reduzir custos.

Estagiários do curso de veterinária da UEL explicam que vacinar o gado contra a brucelose e a tuberculose pode evitar a perda do animal, além de ser exigência de lei. O sítio da família Tomasi, em Ibiporã foi escolhido para o Dia de Campo da Emater, porque em cinco anos passou de 12 vacas com produção de 70 litros por dia, para 36 fêmeas e 300 litros diários do produto. O investimento em sanidade e equipamentos de resfriamento também aumentou a qualidade do leite na propriedade.

Ibiporã tem mais de cem pequenas propriedades com animais de leite. Muitas ainda fazem a ordenha artesanal e entregam o produto em garrafas PET, o que compromete a qualidade do leite e a renda do criador.

Uma sala de ordenha simples, mas organizada foi outro ganho no sítio. Os visitantes receberam orientação sobre como aperfeiçoar a ordenha. Muitos produtores estão na atividade há bastante tempo, mas admitem que ainda há muito o que aprender.