Educação

 

Publicado em: 27/12/2010 08:30

Ex-aluno do Cadevi é campeão brasileiro de xadrez


Whatsapp

 

Ex-aluno do Cadevi é campeão brasileiro de xadrez Ex-aluno do Cadevi é campeão brasileiro de xadrez

 

 

   Ex-aluno do Centro de Atendimento ao Deficiente Visual de Ibiporã (Cadevi), André Rezende Marques, 37 anos, nascido no município, sagrou-se na semana passada, em Brasília, campeão brasileiro de xadrez na categoria destinada a deficientes visuais. Filho de Lucinea Rezende e Ogival Marques, André freqüentou durante um tempo o Cadevi e é portador de retinose pigmentar. Hoje mora em São Paulo com a esposa.

   A diretora do Cadevi, Maria José Ferreira Gregui, que foi sua professora e grande incentivadora, relata que André \"era um aluno muito inteligente, exemplar, dedicado, perseverante e que sempre buscou seus objetivos, tanto que até escreveu um livro que teve o nosso apoio\", afirmou. Maria José ressaltou ainda que \"a limitação visual não impediu o André de brilhar, em todos os sentidos\".

   A mãe do campeão, Lucinea Rezende, relatou que com a conquista do filho ganhou seu presente de Natal: \"É ou não um belo presente? Sou uma mãe corujíssima!\", confessa.


   Além do título nacional, André competiu este ano em Córdoba, na Argentina, ficando em 7º lugar no Campeonato Pan-Americano. \"Considero-o um duplo vencedor; primeiro, por ser campeão numa modalidade especial de jogo, como é considerado o xadrez. Em segundo, porque se superou, venceu seus próprios obstáculos, que não foram poucos\", ressalta a mãe.

   Nos últimos anos André retomou o xadrez, pois havia parado por uns tempos. Começou a jogar com o irmão, Mauricio Marques, quando ainda era criança. Participou, inicialmente, de jogos estudantis, quando era aluno do Colégio Olavo Bilac. O professor Carlos Okauate foi um de seus incentivadores.