Publicado em: 29/12/2010 11:19

Governador assina ordem de serviço da Estrada dos Pioneiros

Governador assina ordem de serviço da Estrada dos Pioneiros Governador assina ordem de serviço da Estrada dos Pioneiros

Hoje (quarta-feira, 29) às 15 horas, no Palácio Iguaçu, o governador Orlando Pessuti assina a ordem para a primeira parte da obra da estrada, que liga Ibiporã a Londrina. Estarão presentes ao ato oficial o secretário estadual dos Transportes, Mário Stamm Júnior; o diretor geral do DER, Milton Podolack; o prefeito de Ibiporã, José Maria, entre outras autoridades.

A obra foi assegurada pelo governador em junho deste ano, quando assinou em Ibiporã o convênio com a Prefeitura para a execução da primeira parte da obra, que contempla a construção de uma trincheira para a transposição da linha férrea, um elevado sobre a BR-369, ligando os jardins Santa Paula e San Rafael, e adequações nas ruas que darão acesso à futura rodovia.

Esse viaduto irá retirar da rodovia o fluxo de veículos e pedestres desses bairros e permitirá o acesso dos veículos que chegarem à BR-369 pela Estrada dos Pioneiros.

"Essa obra é um dos grandes projetos da nossa administração e permitirá, não apenas dividir o tráfego intenso que hoje se concentra na BR-369 (19 mil veículos/dia), mas abrirá um novo 'front' de desenvolvimento para Ibiporã, pois muitas novas indústrias se concentrarão no eixo da Estrada dos Pioneiros, que será a nova ligação com Londrina", enfatizou o prefeito José Maria.

O convênio para esta primeira fase da obra prevê um investimento de R$ 5,7 milhões do Estado.

A obra total, porém, tem um orçamento estimado em R$ 17 milhões. Os projetos preliminares contratados pela Prefeitura preveem no futuro a construção de uma grande avenida ligando Ibiporã e Londrina, abrindo um novo corredor de expansão industrial. Tanto é que naquela região da cidade já está em construção o Condomínio Empresarial de Ibiporã, idealizado pela Prefeitura, em parceria com a iniciativa privada.