Publicado em: 30/12/2010 09:15

Pesquisa avalia qualidade da merenda em Ibiporã

Pesquisa avalia qualidade da merenda em Ibiporã Pesquisa avalia qualidade da merenda em Ibiporã

\"Dentro do conceito de revolução na educação que estamos buscando implantar na nossa administração, a segurança alimentar é um dos pontos importantes para o desenvolvimento dos alunos e por isso queremos que nossa merenda escolar seja a melhor possível, bem como todo o processo de aquisição, armazenamento e preparo dos produtos\".

Com essa frase, o prefeito José Maria resumiu o objetivo da administração de convidar uma empresa para fazer uma avaliação geral do processo de fornecimento da merenda aos alunos da rede municipal de ensino de Ibiporã.

O resultado do levantamento foi um relatório completo sobre a merenda de Ibiporã, entregue ao prefeito pelo diretor da empresa ASA - Análise de Segurança Alimentar, Charles Hajj. A empresa, de Itu (SP), realiza esse trabalho em vários municípios do Brasil e fez uma avaliação em 17 escolas e centros de educação infantil de Ibiporã.

A coleta de dados foi feita dia 19 de outubro, quando 17 estagiárias do último ano do curso de Nutrição da Unopar ficaram durante o dia todo nos estabelecimentos de ensino analisando todos os aspectos que envolvem a merenda: analisaram os depósitos, verificaram a manipulação, o preparo e o porcionamento (quantidade) da merenda, a higiene das funcionárias, os cardápios e observaram a aceitação por parte dos alunos.

\"Calcularam ainda a composição nutricional da merenda: as calorias, carboidratos e proteínas e compararam os resultados colhidos com o que determina a legislação do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação)\", informou a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Cristhiane Ludwig, responsável pelo fornecimento da merenda às escolas e centros.

A pesquisa levantou ainda o custo per capita da merenda no município. \"Eles relataram que ainda há falhas e pontos a corrigir, mas disseram que estamos de parabéns e que são poucas as prefeituras que seguem o padrão de qualidade nutricional que seguimos\", relatou Cristhiane.

No dia da entrega do relatório também estiveram presentes o secretário municipal de Administração, José Aparecido de Abreu, e a diretora de sistema da Secretaria de Educação, Fátima Medri.