\"Dentro do conceito de revolução na educação que estamos buscando implantar na nossa administração, a segurança alimentar é um dos pontos importantes para o desenvolvimento dos alunos e por isso queremos que nossa merenda escolar seja a melhor possível, bem como todo o processo de aquisição, armazenamento e preparo dos produtos\".
Com essa frase, o prefeito José Maria resumiu o objetivo da administração de convidar uma empresa para fazer uma avaliação geral do processo de fornecimento da merenda aos alunos da rede municipal de ensino de Ibiporã.
O resultado do levantamento foi um relatório completo sobre a merenda de Ibiporã, entregue ao prefeito pelo diretor da empresa ASA - Análise de Segurança Alimentar, Charles Hajj. A empresa, de Itu (SP), realiza esse trabalho em vários municípios do Brasil e fez uma avaliação em 17 escolas e centros de educação infantil de Ibiporã.
A coleta de dados foi feita dia 19 de outubro, quando 17 estagiárias do último ano do curso de Nutrição da Unopar ficaram durante o dia todo nos estabelecimentos de ensino analisando todos os aspectos que envolvem a merenda: analisaram os depósitos, verificaram a manipulação, o preparo e o porcionamento (quantidade) da merenda, a higiene das funcionárias, os cardápios e observaram a aceitação por parte dos alunos.
\"Calcularam ainda a composição nutricional da merenda: as calorias, carboidratos e proteínas e compararam os resultados colhidos com o que determina a legislação do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação)\", informou a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Cristhiane Ludwig, responsável pelo fornecimento da merenda às escolas e centros.
A pesquisa levantou ainda o custo per capita da merenda no município. \"Eles relataram que ainda há falhas e pontos a corrigir, mas disseram que estamos de parabéns e que são poucas as prefeituras que seguem o padrão de qualidade nutricional que seguimos\", relatou Cristhiane.
No dia da entrega do relatório também estiveram presentes o secretário municipal de Administração, José Aparecido de Abreu, e a diretora de sistema da Secretaria de Educação, Fátima Medri.