Publicado em: 07/01/2011 13:34

Avanços para a agricultura em Ibiporã

Avanços para a agricultura em Ibiporã Avanços para a agricultura em Ibiporã

Desde o início da gestão do prefeito José Maria e da vice Sandra Moya, a Prefeitura de Ibiporã tem realizado grandes ações para melhorar a vida do homem do campo e garantir a manutenção da renda das propriedades rurais. Para isso, executou um grande programa de manutenção das estradas rurais, o que permite que hoje se possa trafegar por todas as estradas em qualquer condição climática.

A administração municipal readequou aproximadamente 100 km de estradas rurais e, com a colaboração da Patrulha Rodoviária Rural do DER, readequou outros 50 km nas principais vias de escoamento da safra, tais como as estradas da Água das Abóboras, da Fartura, Boa Esperança e Guarani.

\"Atuamos em primeiro lugar nos pontos mais críticos, onde antes era impossível passar, seja com um veículo próprio ou com os ônibus escolares da Prefeitura que transportam as crianças até a cidade. Os alunos eram os maiores prejudicados com a condição das estradas\", lembra o prefeito José Maria.

Quanto ao escoamento da safra, era um tormento. Nos dias de chuva, era uma aventura no barro, conforme contam produtores como Osmar Janegitz (leia no box).

\"Ainda não está como queremos e como é o compromisso da administração José Maria. Mas estamos chegando lá e chegando bem, pois o produtor está entendendo as necessidades, acatando a legislação no que se refere à conservação do solo dentro da sua propriedade, solicitando vistorias e participando junto com a Prefeitura da conservação deste bem público, que são as nossas estradas\", afirma o diretor da Secretaria Municipal de Agricultura, Tomás Falkowski.

NOVAS PONTES MAIS LARGAS

Um ponto de estrangulamento que impedia a mobilidade dos veículos eram as pontes rurais, com dimensões inadequadas para a bitola dos equipamentos agrícolas atuais. A administração municipal está pondo fim a este problema com a construção de pontes de concreto mais largas, que comportam o tráfego de máquinas pesadas e caminhões. No total, serão executadas 10 pontes rurais - trata-se da substituição de pontes estreitas ou de madeiras por outras mais robustas, de concreto e com 6 metros de largura.

Estão sendo pensadas ações estruturais, dentro do programa de governo, cada uma delas estudada em equipe, visando o bem-estar do cidadão, tanto no sentido de aplicar bem os poucos recursos disponíveis, como também de ser um trabalho duradouro e que resolva em definitivo os problemas para um maior número de pessoas. Dessa maneira, ao mesmo tempo, educação, saúde e bem-estar estão sendo trabalhados em conjunto, pois o morador rural terá todo o apoio da administração municipal.

USINA DE LEITE

A Usina de Beneficiamento de Leite já é uma realidade, com o bom trabalho feito pela Prefeitura, realizado em parceria com a Associação dos Produtores de Leite de Ibiporã e com o Governo do Estado, através da UEL, da Seti, do Iapar e da Emater. Através da Secretaria Municipal de Agricultura, foram passadas aos produtores as práticas sanitárias corretas. A adoção dessas práticas permitiu que o leite produzido em Ibiporã passasse a ser classificado como de excelente qualidade.

Dessa forma, as parcerias na área agropecuária estão ajudando o Município a resolver problemas pontuais e a criar oportunidades para os produtores por muitos e muitos anos, por meio de programas estruturados em diferentes áreas. Algumas delas são a fruticultura, a avicultura, as olerícolas (verduras), a produção de flores e a soja, o milho e o trigo.

SEIS ÔNIBUS ESCOLARES NOVOS

E para os estudantes que moram na área rural, a administração disponibilizou ônibus novos para poder fazer o transporte seguro dos alunos até as escolas na cidade.

Na atual gestão, o prefeito José Maria conquistou junto ao Governo do Estado quatro novos microônibus escolares e adquiriu - com recursos próprios - mais dois ônibus altos, grandes e com pneus lameiros, que agora percorrem com tranqüilidade todas as estradas rurais do município, não deixando nenhum aluno sem o atendimento. Além dos ônibus foram adquiridas, com recurso próprio, quatro kombis escolares novas de 15 lugares - três em 2009 e uma em 2010.

A Secretaria Municipal da Agricultura enfatiza, por fim, que todas as melhorias e soluções para o setor rural têm sido buscadas em conjunto pela administração municipal, pelos parceiros e pelos produtores. \"Que sigamos desta forma, trabalhando unidos, e teremos para este ano de 2011 muito mais a comemorar\", concluiu José Maria.