APMIF

Publicado em: 20/01/2011 10:28

Compra Direta: bom para os produtores, ótimo para as entidades

Compra Direta: bom para os produtores, ótimo para as entidades Compra Direta: bom para os produtores, ótimo para as entidades

O sorriso estampado no rosto do produtor rural Paulo Caus Neto, que cultiva banana em sua chácara na região da Barra do Jacutinga, próxima ao Rio Tibagi, é o retrato da satisfação com a possibilidade da venda direta dos produtos, o que lhe garante um retorno rápido e renda extra para a família.

O que está lhe proporcionando isso é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Compra Direta do Produtor, desenvolvido no município pela APMIF - Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família de Ibiporã. A APMIF, presidida pela primeira-dama, Dra. Eliana Eik Borges Ferreira, é a organização proponente do Compra Direta em Ibiporã e faz a intermediação entre os produtores e as entidades que serão beneficiadas com os alimentos.

Eliana Ferreira comentou que "a implantação do Compra Direta no município tem impulsionado a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar e garantido o acesso a alimentos de quantidade".

De acordo com os produtores, o programa nunca esteve tão organizado como está este ano e contempla mais produtores e entidades que nos anos anteriores. O número de agricultores participantes subiu de 24 para 33 e as entidades que estão recebendo os alimentos eram 7 e agora são 11.

"É muito bom poder vender para as entidades cadastradas pela APMIF, pois recebo certinho e aumento o número dos meus clientes. Já entregava banana nos mercados de Ibiporã, sacolões e também na Ceasa e o preço que estão pagando aqui (no Compra Direta) está bom", afirmou Paulo Caus.

Com o bom gerenciamento do programa por parte da APMIF, agricultores como Paulo Caus estão podendo aumentar seus lucros com a venda direta às entidades sociais de Ibiporã.  A APMIF intermedeia a compra de alimentos produzidos por pequenos agricultores de Ibiporã, muitos deles enquadrados no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), com o valor de até R$ R$ 3.500,00/ano por produtor.

PRODUTORES

Luiz Carlos Brassaroto, que mora numa chácara de 1 alqueire na Água da Forquilha, onde planta frutas e hortaliças, trouxe na semana passada 110 kg de manga para quatro entidades. "Para mim, é ótimo ter mais essa opção de venda dos meus produtos. E é uma venda direta, sem intermediário e com regularidade no pagamento", aprovou.

Edna Cestari Pinto e seu marido Claudinei moram no Sítio São José, na Água das Abóboras. Fizeram a primeira entrega do ano, trazendo abóbora de três variedades e acerola, mas também irão entregar ao longo do ano - pelo Compra Direta - feijão, milho-pipoca, abacate e café. "É muito bom ter esse programa para atender os pequenos produtores", disse Edna.

Como funciona?

O Governo do Paraná, através da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP), e com recursos do Governo Federal, faz a compra dos alimentos que são doados para instituições sociais. Os beneficiários do Compra Direta podem ser instituições não-governamentais (com CNPJ) que desenvolvam trabalhos publicamente reconhecidos de atendimento a populações em situação de risco social. Prioritariamente devem ser centros de educação infantil, asilos, hospitais, associações beneficentes, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos, associações de pais e mestres de escolas municipais e estaduais, entre outros.

Entidades beneficiadas em Ibiporã

1.    Amirev (Associação Missão Recuperando Vidas)

2.    Apadevi (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais)

3.    APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais)