Publicado em: 20/01/2011 12:53 | Fonte/Agência: FCI/ NC

Cursinho Cidadão de Ibiporã aprova 12 alunos no vestibular da UEL

Cursinho Cidadão de Ibiporã aprova 12 alunos no vestibular da UEL Cursinho Cidadão de Ibiporã aprova 12 alunos no vestibular da UEL

Alunos, professores e coordenadores do Curso Pré-Vestibular Gratuito de Ibiporã, o Cursinho Cidadão, criado no ano passado pela administração José Maria e Sandra Moya, comemoraram esta semana uma grande conquista: a aprovação de 12 alunos no vestibular da UEL (Universidade Estadual de Londrina).

O prefeito José Maria parabenizou a todos, pelo esforço de terem se preparado para conquistar a vaga na universidade: \"O sonho é o alimento que nos leva adiante e que nos permite pensar num futuro melhor. Todos temos que ter um sonho e como é bom ver a juventude olhando para a frente. Parabéns a vocês que acreditaram e que hoje viram concretizado o seu sonho\", enfatizou.

José Maria exaltou a oportunidade dada a esses alunos pela administração municipal, \"que não mediu esforços para que o projeto se realizasse\". \"Só conseguimos oferecê-lo gratuitamente à comunidade graças ao empenho de toda a nossa equipe, em especial à Sandra Moya (vice-prefeita e secretária de Cultura), ao Julio Dutra (presidente da Fundação Cultural), que buscaram recursos, e à parceria que firmamos com a SETI (Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e com a Fundação Araucária\", ressaltou.

Segundo a coordenadora do Cursinho Cidadão, Terezinha de Magalhães, o curso foi uma grande conquista. \"Os coordenadores e professores estão comemorando hoje o resultado do desempenho dos nossos alunos. Dos 50 alunos que fizeram o curso completo, 30 foram aprovados na 1ª fase da UEL e 12 passaram na 2ª, além dos que foram aprovados em outras instituições, como a Faficop (Cornélio Procópio), e a Unopar (Londrina)\", afirmou.

APOIO DO PODER PÚBLICO

Segundo Júlio Dutra, diretor presidente da Fundação Cultural de Ibiporã (que foi a executora do Cursinho Cidadão), o resultado alcançado pelos alunos é uma prova de que é possível fazer muito por meio do poder público.

\"A Fundação Cultural, com o apoio da SETI e por meio da parceria firmada com a Fundação Araucária, organizou uma estrutura que deu condições físicas e humanas para oferecer esse curso pré-vestibular de forma igualitária. É uma prova viva de que se pode fazer muito através do poder público quando se busca as parcerias certas. O resultado estamos vendo agora, com as aprovações dos nossos alunos\", enfatizou Júlio.

Os alunos aprovados na segunda fase da UEL foram: Allan Patrick da Silva Domingos, Ana Paula de Almeida, Ana Paula Pereira, Felipe Ferreira da Silva, Fernanda de Oliveira Souza, Guilherme Moya, Isabelli Sayuri Kono, Jeniffer Modenuti, Kesley Reinaldo Pereira Ávila, Paulo Antonio da Cruz, Paulo Henrique Gonçalves e Rafael Mauricio Wenceslau.

DEPOIMENTOS DOS APROVADOS

Para Paulo Antônio da Cruz, aprovado no curso de Música, receber a notícia da aprovação foi uma felicidade como há muito ele não sentia. \"Fazia muito tempo que eu não sentia uma felicidade numa dose tão intensa, quase que explosiva. Cursar Música na UEL vai ser muito bom, porque eu tenho uma meta que é futuramente dar aulas\", comemora.

Já Kesley Reinaldo Pereira, aprovado em Arquivologia, destaca a importância de ter levado o curso a sério. \"Fiz o cursinho desde o começo do ano e quase não faltei às aulas. No vestibular achei a prova difícil, mas como já tinha treinado com os simulados que fiz, me senti mais seguro. Sem o cursinho eu não teria passado\".

Para Rafael Maurício Wenceslau, aprovado em Ciências Sociais, passar na UEL foi uma emoção sem explicação. \"Eu estava trabalhando e pedi para ver o resultado pela internet e quando vi meu nome entre os aprovados já comemorei lá mesmo! Passar na UEL é uma emoção que não dá para descrever\", afirma.

OS 12 APROVADOS NA UEL

Aluno