Publicado em: 26/01/2011 10:49

Bailarinos de Ibiporã aprovados no Teatro Guaíra

Amanda Clemente e Desirée Antikievicz têm 15 anos, Bruno Henrique Conceição dos Santos, 18, e em comum o talento para o balé. Alunos da Escola de Ballet da Fundação Cultural de Ibiporã, eles comemoram a aprovação inédita para a cidade na conceituada escola de balé do Guaíra em Curitiba, a Escola Preparatória de Dança do Teatro Guaíra (EPDTG). Acostumados com a disciplina e perseverança que a arte do balé exige, o grupo agora precisa de apoio financeiro para se manter na Capital e expandir seus conhecimentos artísticos.

Uma avaliação prévia indica que cada aluno precisaria de R$ 480 para dividir a despesa mensal de um apartamento de três quartos em Curitiba. Custeio com roupa, alimentação e transporte ainda não foi tabulado pelos alunos. Mas para eles o mais importante é garantir a estadia, já que as outras necessidades acreditam que possam ser supridas com a ajuda das famílias, apesar delas serem simples também.

Há cinco anos aluno bolsista da Fundação, Bruno conta que no início sofreu um certo preconceito da família ao decidir estudar balé por sugestão de uma amiga da escola. \'\'Mas agora tenho apoio total dos meus familiares\'\', garante o jovem talento, cuja mãe é dona de casa e o pai, segurança.

Amanda, também bolsista, está há quatro anos estudando na escola e foi a única aprovada do grupo que integrou a sua seletiva no Guaíra. Sua mãe é dona de casa e seu pai trabalha como auxiliar administrativo.

Desirée foi encaminhada de outra escola e estuda na Fundação há dois anos. Aluna não bolsista, sua mãe é enfermeira e seu pai atua como representante comercial.

Leila de Assis, coordenadora da escola, ressalta que a Fundação não tem um corpo de baile e por isso não tem como absorver esses alunos que vão alcançando novos patamares. O objetivo principal da escola é proporcionar um ensino básico correto de balé para crianças e adolescentes, garantindo uma base bem feita. Vale ressaltar que dos 150 alunos atualmente matriculados, 80% são bolsistas.

\'\'Infelizmente a Fundação não tem como mantê-los em Curitiba, pois já temos cinco alunos no Ballet Bolshoi de Joinville que são mantidos com recursos da Prefeitura através de um convênio\'\', comenta.

A professora do grupo, Ana Regina Capelo, fala do orgulho ao ver seus alunos serem aprovados em escolas renomadas: \'\'É a certeza de que o nosso trabalho está no caminho certo, que estamos utilizando uma metodologia adequada. Torço muito por eles, que devem aproveitar as boas oportunidades\'\'.

Para os alunos, fica a grande expectativa de não deixar de realizar um sonho devido a dificuldades financeiras, pois talento eles já têm de sobra. \'\'Será muito triste se não conseguirmos apoio financeiro, que as empresas podem dar como incentivo fiscal. Significaria a perda de um sonho\'\', lamentam. Os alunos devem se apresentar até o final de janeiro em Curitiba e os interessados em colaborar podem entrar em contato pelos tel. (43) 3178-0215 (Fundação Cultural)/ (43) 9995-6208 (Leila) ou pelo e-mail: [email protected]. A Fundação fica na Rua D. Pedro II, 368.

Ana Paula Nascimento
Reportagem Local