Publicado em: 03/02/2011 12:52

Prefeito propõe política de méritos na educação municipal

Prefeito propõe política de méritos na educação municipal Prefeito propõe política de méritos na educação municipal

A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reuniu os seus quase 400 professores nos dias 2 e 3 de fevereiro, para o Encontro Pedagógico de 2011, que marca a abertura do calendário escolar e visa preparar e motivar os professores para o início do ano letivo, que começa na próxima segunda-feira (7). Retornam às aulas neste dia 7 os mais de 5.000 alunos matriculados nos 26 estabelecimentos de rede municipal de Ibiporã - escolas de 1ª à 4ª série e centros de educação infantil.

O encontro foi no auditório Dom Pedro Zilli, anexo à Igreja Matriz. Os palestrantes foram os professores da UEL Zuleika Aparecida Piassa, Jaqueline Delgado Paschoal, Ednéia Consolin Poli e Edmilson Lenardão.

Na abertura, o prefeito José Maria falou sobre o processo de modernização da educação no município, com a adoção já consolidada da lousa digital nas salas de aula e de outras ferramentas, como o portal de cada escola e o 'boletim on line', por meio do qual os pais agora podem acompanhar o desenvolvimento e as notas dos seus filhos na escola. "Tudo isso faz parte do grande programa de informatização que estamos implantando na nossa administração, que é a Cidade Digital", ressaltou José Maria

POLÍTICA DE MÉRITOS

E apresentou aos docentes uma proposta inovadora que pretende implantar no ensino municipal nos próximos anos: a adoção de uma Política de Mérito para os Professores. "O Governo de Minas Gerais fez isso com sucesso e deu um salto fantástico na educação nos últimos oito anos. Podemos alcançar isso aqui também em Ibiporã, por meio de uma política que avalie e premie o empenho dos professores ao longo do ano, resultando numa melhora geral do nível da nossa educação", afirmou José Maria.

A criação desse sistema da avaliação "é um desafio tanto para a administração, quanto para a equipe da Secretaria de Educação, mas é uma proposta que queremos implantar e para isso precisamos do apoio de vocês", disse o prefeito aos professores.

José Maria enfatizou que nunca se investiu tanto em educação em Ibiporã como nos últimos anos. Em 2010, por exemplo, o gasto com a educação (que chegou a R$ 16,5 milhões) alcançou 27,93% da receita do muncípio - que é de R$ 62 milhões.

ENSINAR OS VALORES

Abrindo a cerimônia pedagógica, o Pe. Giancarlos Vecchiato chamou a atenção dos docentes para serem mais educadores do que professores. "Precisamos ter compromisso com o futuro e com a história. Em nossas aulas, professores, coloquemos primeiro as 'pedras grandes' na educação dos alunos, que são os valores fundamentais que acompanharão eles por toda a vida. Essas pedras são a honestidade, o respeito, a justiça, o amor, a solidariedade. Depois deles é que se pode colocar os pequenos pedregulhos, que são os conteúdos que aprenderão na escola", ensinou o padre.

A vice-prefeita Sandra Moya disse ter um "carinho especial" pelos professores de 1ª à 4ª série, por fazerem um trabalho de base, que é a alfabetização. "É aquele trabalho de pegar a criança pela mão e levá-la a aprender os primeiros passos e os primeiros valores", ressaltou Sandra.

A secretária de Educação, Miriam Medre, encerrou com a seguinte mensagem: Que os nossos alunos sejam no futuro profissionais diferenciados porque tiveram a oportunidade de estudar em boas escolas e com professores que se dedicaram."

Arrecadar mais para investir mais

O prefeito José Maria disse que pretende aumentar ainda mais o investimento na educação municipal para Ibiporã dar um "salto de desenvolvimento" e se aproximar de outras cidades que são pólos industriais e por isso têm condições de fazer um aporte maior de recursos por aluno. "Mas para viabilizarmos isso, temos primeiro que aumentar a arrecadação do município atraindo mais indústrias, que é o que estamos fazendo". Confira os municípios citados:

- Ibiporã     R$ 3.230,00 por aluno/ano

- Londrina  R$ 3.600,00 por aluno/ano