Indústria e Comércio

Publicado em: 10/02/2011 15:48

Obras adiantadas no Condomínio Empresarial

Obras adiantadas no Condomínio Empresarial Obras adiantadas no Condomínio Empresarial

A paisagem está mudando dentro do Condomínio Empresarial de Ibiporã. No local, onde até pouco tempo só havia terra, começam a emergir as obras - públicas e particulares - que transformarão o local num novo atrativo de Ibiporã e num corredor privilegiado de desenvolvimento e industrialização.

A primeira indústria ali instalada, a Palha Indústria e Comércio de Alimentos já está com seu barracão em fase adiantada de obras e pretende iniciar as operações entre março e abril deste ano, empregando cerca de 50 trabalhadores. A empresa é fabricante da batata frita (palha e ondulada) Pratic Leve. O proprietário, Rogério Chineze, está liderando, por parte dos empresários, as reuniões para a implantação e o início das operações do condomínio.

Chineze preside a associação de condôminos, que se reuniu com o prefeito José Maria e o secretário de Indústria e Comércio de Ibiporã, Valdecyr de Freitas, na terça-feira, na Prefeitura.

Foi uma assembleia para debater assuntos como: aprovação da planta do condomínio, aprovação da planta da guarita e da balança rodoviária, formação da comissão de obras, aprovação da taxa de investimento (para pagamento do projeto arquitetônico e execução da guarita e muros) e aprovação da taxa de manutenção.

INVESTIMENTO DO MUNICÍPIO

O Condomínio Empresarial é uma parceria público-privada. A Administração Municipal, por iniciativa do prefeito José Maria - que buscou experiências similares em outras regiões do País -, idealizou o empreendimento, adquiriu a área, está fazendo o processo de doação dos lotes às indústrias, construiu galerias pluviais, redes de água, esgoto e garantiu junto à Copel o fornecimento de energia.

A Prefeitura fará ainda a terraplenagem das áreas e está no momento executando os meios-fios para preparar as vias para receberem o asfalto.

Esta semana, o prefeito assinou a escritura de mais cinco terrenos repassados a indústrias que poderão começar em breve as suas obras: Natural Brasil Ind. e Com. de Confeções, Mundo Natural, By Una Jeans, Rufini Alimentos (fabricante do Pão Pulmann) e Engeprocons Lajes de Concreto.

CONSTRUÇÃO DOS MUROS

Os empresários dividirão as despesas com a infraestrutura do condomínio - inicialmente serão os muros, guarita, câmeras e o sistema de segurança. Esses serviços deverão estar concluídos no máximo em um ano.

O projeto do Condomínio de Ibiporã foi lançado em abril de 2009 pela Prefeitura e passou por um período de aprovação legal e liberação de licenças ambientais para que pudesse ser implantado.

1.200 EMPREGOS

O condomínio está com 18 empresas e se situa no Parque Industrial, numa área de fácil acesso pela BR-369. "Essas 18 novas empresas que trouxemos deverão gerar dentro de dois anos 1.200 empregos diretos", disse o prefeito na reunião.

"Essa é uma iniciativa pioneira e única na região, na qual o poder público assume as suas responsabilidades, os empresários também e ambos cooperam para que possamos fazer o desenvolvimento do nosso município", acrescentou José Maria.

Ele diz estar extremamente satisfeito com o andamento do condomínio. "Há um grupo de empresários conscientes das atitudes que tomaram e isso só engrandece a classe empresarial e fortalece a economia do nosso município. Tudo dentro da política de aumento da renda e da receita", concluiu.