Indústria e Comércio

Publicado em: 23/02/2011 13:08

Indústria de Ibiporã vai processar 30 toneladas de batata/dia

Indústria de Ibiporã vai processar 30 toneladas de batata/dia Indústria de Ibiporã vai processar 30 toneladas de batata/dia

A primeira indústria a entrar em operação no Condomínio Empresarial de Ibiporã, a Palha Indústria e Comércio, fabricante da batata palha e batata ondulada Pratic Leve, irá empregar inicialmente 50 trabalhadores e deverá processar 30 toneladas de batata/dia. A previsão do proprietário Rogério Chineze é que a indústria começa a operar entre março e abril deste ano.

A empresa é de Londrina e funciona num espaço que não comporta mais suas atividades. Chineze buscou novas alternativas e encontrou em Ibiporã o apoio da administração municipal para expandir o seu negócio. O condomínio é um projeto da atual gestão do prefeito José Maria.

De acordo com Chineze, a empresa terá 3.800 m2 de área coberta e área de construção (que inclui calçadas, acessos e pavimentação) de 10 mil m2. O terreno é de 18.223 m2. "Aqui será nossa sede. Vamos desativar a unidade em Londrina para vir com toda a operação para Ibiporã".

Como foi a primeira a ter o seu projeto aprovado na Câmara Municipal e agilizou a sua obra, a indústria de batata palha irá inicialmente funcionar sozinha no Condomínio, enquanto as demais estarão levantando os seus barracões. "Não há problema nisso. O que temos de coletivo por enquanto é o acesso controlado ao condomínio e no futuro haverá o centro social (estrutura de lazer e reuniões). O importante para iniciarmos é que a infraestrutura de asfalto, água e esgoto está sendo feita pela Prefeitura (que já executou meios-fios e está preparando os acessos para o asfalto).

PRODUÇÃO

No início, a Palha irá trabalhar num turno de 8 horas e depois pretende passar a dois turnos. "Estamos pretendendo processar 30 toneladas por dia de batata in natura. Essa batata vem de produtores que plantam para nós nos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais . O investimento total que faremos será R$ 4,5 milhões a R$ 5 milhões. Financiamos uma boa parte desse valor", concluiu o empresário.