Publicado em: 14/03/2011 12:40

Corte de pinheiros garantiu segurança à comunidade

Corte de pinheiros garantiu segurança à comunidade Corte de pinheiros garantiu segurança à comunidade

O serviço foi feito por meio de uma ação conjunta entre a Defesa Civil de Ibiporã, o Corpo de Bombeiros, a Prefeitura Municipal e a direção do Colégio, em atendimento a solicitações de vizinhos e da Associação de Pais e Mestres (APM), após várias reuniões que tiveram a aprovação dos professores, pais e alunos.

A operação iniciou dia 9 e, como medida de cautela, a direção do colégio decidiu suspender as aulas nos quatro dias de trabalho.

Os pinheiros estavam próximos ao muro e eram tão altos que, se caíssem, atingiriam as casas ao redor. Para que o corte fosse possível, a Defesa Civil recorreu ao Corpo de Bombeiros de Londrina, que cedeu um caminhão-guincho especial.

"Atendemos a um pedido da comunidade, que há tempos vinha nos indicando a necessidade desse corte para garantir a segurança dos alunos e professores e prevenir possíveis acidentes. Agradeço ao prefeito José Maria por ter colocado toda a estrutura da Prefeitura à disposição para realizarmos a operação", disse o diretor de operações da Defesa Civil, subtenente Saul de Lima.

ESPÉCIES EXÓTICAS

A ação recebeu parecer favorável do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura pelo fato de os pinheiros serem espécies exóticas, ou seja, não pertencem à flora brasileira.

"Nós, da Secretaria de Agricultura, somos contrários ao corte indiscriminado de árvores, mas este não é o caso. Por ser uma necessidade já apontada, após várias reuniões com os órgãos responsáveis, chegamos à conclusão que havia a necessidade de retirar essas árvores, pelo risco que representavam", afirmou o diretor de Meio Ambiente, Diógenes Magri.

"É importante relembrar que são espécies exóticas e que a direção da escola se comprometeu a plantar outras árvores mais adequadas no lugar. Árvores que sejam de menor porte, como ipê branco ou amarelo ou outra que não comprometa a estrutura do colégio", acrescentou Diógenes.

Após ter sido concluído o corte no colégio, os bombeiros se dirigiram à marginal da BR-369, na entrada da cidade, para retirar outro pinheiro alto que representava risco de queda pelos mesmos motivos.