Publicado em: 18/03/2011 12:20

Prefeitura testa padrões de recape asfáltico

Prefeitura testa padrões de recape asfáltico Prefeitura testa padrões de recape asfáltico

A administração municipal de Ibiporã está fazendo testes para encontrar um melhor padrão possível de recape asfáltico para as ruas da cidade. O objetivo é definir um padrão que seja de boa qualidade para, em seguida, uniformizar a pavimentação de Ibiporã.

A pavimentação, que começará pela área central, será feita de forma terceirizada, mediante licitação. O objetivo, segundo o prefeito José Maria, é contratar uma empresa que possua um equipamento que ofereça maior agilidade do que o serviço feito até então pelas equipes de pavimentação da Prefeitura.

"A pavimentação completa que estamos fazendo nos bairros é muito boa, um asfalto feito para durar. Porém é um trabalho mais demorado, que envolve muita gente e deixa a desejar na qualidade do acabamento por ser artesanal. Estamos buscando uma alternativa que seja mais ágil e econômica para o município", afirmou o prefeito.

Foram feitas duas demonstrações de empresas que possuem caminhões com máquinas de fazer asfalto - o equipamento mistura pedra e emulsão e vai despejando uma camada de asfalto sobre o pavimento.

A primeira demonstração, feita pelo empresário Silvio Romanelli (da SR Equipamentos Rodoviários, de Ibiporã), foi num trecho da Rua Luis Carlos Zani (marginal da BR-369), após o Super Muffato. "É uma iniciativa importante de um empresário local que está investindo em Ibiporã", elogiou o prefeito.

A segunda empresa aplicou asfalto na semana passada, na Rua Ângelo Sarábia, que inicia na Rua Luis Carlos Zani ao lado do antigo barracão das Casas Pernambucanas. "O asfalto ali executado, além da pedra e da emulsão, utilizou um terceiro componente na mistura, um polímero, que torna o asfalto mais uniforme", observou o secretário municipal de Obras, Cláudio Buzeti.

"Já passamos daquela fase 'de cidade dos buracos e das pedrinhas'. Recuperamos boa parte das ruas. Agora vamos tratar da qualidade do nosso asfalto, dando um padrão uniforme às ruas", anunciou o prefeito José Maria.

Quando começar o trabalho pela empresa terceirizada, as primeiras ruas serão as do quadrilátero central, compreendido entre a Avenida Mário de Menezes e a Rua Francisco Loures Salinet e entre as ruas José Pelisson e Sete de Setembro. Também serão contempladas as avenidas Santos Dumont e Paraná, Souza Naves, Estudantes e Engenheiro Beltrão.