Meio Ambiente

Publicado em: 05/04/2011 11:38 | Fonte/Agência: Depto. de Meio Ambiente/Secretaria de Agricultura de Ibiporã

Murta terá que ser erradicada do Paraná

Murta terá que ser erradicada do Paraná Murta terá que ser erradicada do Paraná

A murta, uma árvore de pequeno porte que caiu no gosto de muitos moradores da região e está sendo plantada dentro dos quintais das residências e também nas calçadas - como árvore de sombra - infelizmente vem causando sérios problemas aos pomares de laranja do Paraná.

Por esse motivo, essa espécie terá que ser erradicada dos estados produtores da fruta, no caso Paraná e São Paulo, No Paraná a Lei Estadual 15.953, de 2008, proíbe o plantio, comércio, transporte e produção da murta.

Este ano, os municípios - principalmente aqueles que produzem laranja, como é o caso de Ibiporã - iniciaram uma campanha forte de conscientização dos moradores para que comecem a substituir os exemplares de murta que têm na sua propriedade ou na calçada em frente de casa.

Para aqueles que já se prontificarem a fazer a substituição, a Prefeitura de Ibiporã disponibilizará mudas de outras árvores, conforme as espécies disponíveis no Viveiro Municipal. "Temos não somente que cumprir a legislação, mas proteger os nossos produtores de citrus, que estão tendo sérios prejuízos com a propagação de uma doença transmitida pela murta", explica o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Diógenes Magri.

CONHEÇA A MURTA

Diógenes, que é biólogo, explica que a murta-de-cheiro é um arbusto grande ou arvoreta, que pode alcançar até 7 metros de altura. Muito utilizada para formação de cercas-vivas, produz flores de coloração branca ou branca-creme, com perfume que lembra jasmim e flor-de-laranjeira. A murta-de-cheiro é hospedeira do psilídeo Diaphorina citri, transmissor do Greening dos Citros (doença causada pela bactéria Candidatus Liberibacter americanus).

Esta doença causa sérios prejuízos econômicos à citricultura, motivo que levou o Paraná a realizar um programa de erradicação do paisagismo urbano e rural.

A Lei de 2008 proíbe o plantio da murta (Murraya paniculata), por hospedeira da bactéria Candidatus liberibacter ssp, disseminada pelo inseto vetor Diaphorina citri, transmissor da praga denominada Huanglongbing (HLB - Greening).