Publicado em: 18/04/2011 15:02

SESI

Os projetos serão colocados em prática pelos próprios alunos com apoio da administração municipal e implicarão na criação do encontro Círculos de Diálogo no município.

O Colégio SESI de Ibiporã está contribuindo para que o município participe ativamente da conquista dos Oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM). Alunos do Ensino Médio do Colégio participaram, no último dia 11, do encontro Círculos de Diálogo de Londrina e montaram projetos para o município de Ibiporã. O encontro é promovido pelo movimento "Nós Podemos Paraná", que trabalha para o alcance dos Objetivos do Milênio no nosso Estado desde 2006.

O propósito do Círculo de Diálogos é municipalizar a mobilização do "Nós Podemos Paraná" e criar os núcleos locais, que organizam e apóiam as ações do município, da região e ainda dão suporte para o Movimento no Estado. De acordo com a Diretora do SESI, Sarah Iensue, a partir de abril os alunos do SESI, em parceria com a administração municipal, colocarão em prática os projetos em Ibiporã. "Com a criação do Círculo de Diálogo Ibiporã, trabalharemos ainda mais focados para a concretização dos projetos, iniciativas e ações que venham a convergir para o alcance dos ODM no Paraná", afirmou a Diretora.

Um dos projetos de destaque foi elaborado pelos alunos Andre Duarte, Aline Mayara, Cleverson Luis, Gisele Jordão, Talita Teles e Jamille Silva. Uma vez por mês, os alunos do Colégio trarão um quilo de alimento e farão cestas básicas para doar para famílias carentes. O projeto ainda inclui a ação de, após sua consolidação, criar um blog, expor as idéias e iniciá-lo em outras comunidades.

Para a diretora, a colocação dos projetos em prática vai beneficiar não só a comunidade, mas também os alunos do SESI.  "É de extrema importância para os alunos conhecerem a realidade da população e dos bairros da sua cidade. Além disso, o programa de voluntariado acaba se tornando uma via de duas mãos: enquanto a população se beneficia com o trabalho social realizado pelos alunos, estes, que serão os profissionais do futuro, tornam-se mais maduros e críticos desde já devido à responsabilidade que o trabalho implica".

O Movimento "Nós Podemos Paraná" trabalha desde 2006 para que o Estado alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Até agora, mais de 50 mil pessoas participaram diretamente das atividades promovidas pelo Movimento e o número estimado de voluntários que trabalham em prol dos ODM pode chegar a 100 mil pessoas.

Alunos do Colégio SESI Ibiporã elaboram projetos para o município