Publicado em: 28/04/2011 08:39

Laboratórios de informática em todas as escolas municipais

Laboratórios de informática em todas as escolas municipais Laboratórios de informática em todas as escolas municipais

Nos próximos meses, todas as escolas municipais de Ibiporã terão um laboratório de informática para que os seus alunos possam ter contato com as novas tecnologias e aprender a usar ferramentas que irão dinamizar o aprendizado em sala de aula.

São os laboratórios do Proinfo (Programa Nacional de Tecnologia Educacional), que a administração municipal de Ibiporã buscou junto ao Ministério da Educação para melhorar o nível do ensino nas 13 unidades rede municipal. Cada laboratório conta com 18 computadores ligados em rede num mesmo espaço físico - são 18 conjuntos de monitor e teclado e nove CPUs.

O Proinfo é federal, mas só têm acesso a ele as prefeituras que fazem a adesão ao programa e colocam ao Ministério da Educação as suas prioridades. As duas primeiras escolas municipais a receberem os computadores, há cerca de três anos, foram a Rotary Club (localizada no Centro) e a Alice Roma (Jardim San Rafael).

Em 2009, outras duas escolas foram automaticamente selecionadas pelo MEC para receberem os laboratórios por estarem localizadas em área rural (por esse motivo, elencadas como prioritárias). Foram os casos das escolas Castelo Branco (Taquara do Reino) e Sebastião Luiz de Oliveira (Jardim John Kennedy).

Este ano, o MEC e a Prefeitura estão concluindo o projeto e a administração recebeu recentemente todos os computadores e móveis que irão equipar os laboratórios das nove escolas restantes e também o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) - um laboratório central que ficará na sede da Secretaria de Educação, no prédio da Prefeitura.

"No momento, estamos na fase de montagem dos laboratórios e adaptando as instalações elétricas das escolas para receberem os equipamentos. Na sequência, técnicos da Positivo Informática (empresa que ganhou a licitação federal) virão para fazer a instalação dos programas que serão utilizados", informou a diretora da Secretaria de Educação, Fátima Medri.

"É mais uma conquista para a nossa educação e mais um passo para chegarmos ao modelo de ensino que queremos para Ibiporã", afirmou o prefeito José Maria.

Escolas que já têm os laboratórios:

1.    Escola Rotary Club - Centro

2.    Escola Alice Roma Botti Schmitt - Jardim San Rafael

3.    Humberto de A. Castelo Branco - Taquara do Reino

4.    Sebastião Luiz de Oliveira (Jardim John Kennedy)

Escolas que ganharam os novos computadores:

5.    Aldivina Moreira de Paula - Jardim Pinheiro

6.    Almerinda Felizete do Nascimento - Jardim Éden

7.    Carlos Augusto Guimarães - centro

8.    Galdina Ferreira Gonçalves - CAIC

9.    Helena Kakitani - Conj. José Pires de Godoy

10.     Ivanildes Gonçalves Nalim - Jardim Santa Paula