SAMAE

Publicado em: 28/04/2011 09:37

Lixo: exemplo de Ibiporã é mostrado a outras cidades

Lixo: exemplo de Ibiporã é mostrado a outras cidades Lixo: exemplo de Ibiporã é mostrado a outras cidades

O programa bem-sucedido de separação e coleta de lixo de Ibiporã, implantado em 2009 na atual administração, será mostrado nesta quinta-feira (28), em Sarandi, a vários gestores de limpeza pública do Paraná durante o Fórum Municipal Ambiental sobre Lixo e Cidadania, que prossegue até sexta, dia 29.

Quem falará sobre a experiência de sucesso de Ibiporã será o gestor operacional do Programa de Coleta Seletiva, Miguel Gardini, diretor de Limpeza Pública do SAMAE.

A palestra de Gardini, às 13h30, abrirá o relato de experiências dos municípios que adotaram a coleta seletiva e tiveram bons resultados: Ibiporã, Umuarama, Nova Esperança e Iretama. Em Ibiporã, por exemplo, o volume de resíduos despejados no aterro sanitário municipal caiu de 30 toneladas/dia para 5 toneladas/dia.

"Ibiporã desponta como um pólo de inovação na gestão ambiental. A qualidade dos serviços prestados pelo SAMAE fica evidente a cada dia. Como cidadão de Ibiporã ou como visitante você pode ficar tranqüilo, pois o SAMAE atua na prevenção dos riscos que uma água sem qualidade ou que um esgoto ou resíduos sólidos sem tratamento adequado podem trazer à sua saúde. Estamos cuidando de tudo através de uma política pública eficaz e transparente, por se tratar ação na saúde pública", afirmou o diretor.